A volta dos trens


Olha que notícia boa que saiu ontem no Jornal O Estado de São Paulo, com matéria de Renée Pereira: "Brasil terá 30 mil quilômetros de novos trilhos até 2010."

Fala sobre os investimentos que estão sendo feitos nesse setor, que por muito tempo foi abandonado e que faz muita falta.
Muito dos produtos que hoje em dia são transportados via marítimo ou por estradas, poderiam ser feitos através das ferrovias, poupando tempo, dinheiro e elevando a competitividade do produto brasileiro no exterior.
O governo federal está investindo na construção da Ferrovia Norte-Sul e a ferrovia que ligará o Centro-Oeste ao Porto de Itaqui, no Maranhão está em andamento. Em obras também está a Ferroanel de São Paulo, que é muito usada para o transporte do minério que vêm de Minas.
Enfim, são obras muito importantes para o país e que geram muitos empregos.

Também está em estudo um leilão que poderá acontecer até o final do ano, para a construção do trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro.
O transporte de passageiros de longa distância foi praticamente esquecido durante muitos anos.
Hoje em dia só temos alguns passeios turísticos, que vocês até podem conferir nesse site.
Já estão interessados no leilão a Itália, o Japão e a Coréia e a construção pode ser iniciada em 2008. O trem terá capacidade para 855 passageiros e irá da Estação da Luz, em São Paulo, até a Central do Brasil, no Rio.
A previsão de tempo de viagem é de 1 hora e 25 minutos e a passagem custará US$ 60.

Acho essa idéia excelente e torço muito para que dê certo.
Com essa crise sem fim da aviação vai ser uma opção a mais, pois tem gente que não encara uma viagem de 5 horas até o RJ, que é o tempo que se leva de carro ou ônibus.
Adoro trens...não esses horríveis, que transportam passageiros em viagens curtas por toda a cidade. Falo desses de viagens longas...acho um luxo, parece que estou num daqueles filmes de antigamente.
Tudo bem que o trem-bala é muito modernoso e não lembra em nada os trens de antigamente, mas precisamos também da modernidade.
Na Europa os trens são muito usados, pois é um meio de transporte confortável, tranqüilo e pontual. Pode-se viajar a noite nos percursos mais longos e de dia nas distâncias mais curtas, assim você poder ir admirando as paisagens lindas da Europa.

Enquanto o projeto não sai do papel, podemos curtir os passeios de trens do site indicado acima e outro lugar de lazer excelente aqui em São Paulo, principalmente para levar os filhos, é o Museu do Imigrante.
Além de toda parte cultural sobre os imigrantes que chegaram ao nosso país nos séculos passados, há também passeios de bonde e Maria-Fumaça, que estão muito bem preservados e é uma delícia.
Pouca gente conhece esse museu, mas é um ótimo passeio para um final de semana, eu já fui e amei!

É bom ver que no nosso país, que anda aos trancos e barrancos, ainda existem pessoas que procuram fazer a coisa certa.

imagem: www.cidadeverdeturismo.com.br

segunda-feira, 11 de junho de 2007

5 Comments:

Anônimo said...

Que notícia excelente, hein.
Tanto no quesito crescimento do país, qto a parte de turismo.

Anônimo said...

Vc tem razão, na Europa se utiliza muito o trem e a viagem é deliciosa.
Conheço o Museu do Imigrante, já fui lá com meu marido e é um passeio bem legal.
Nós adoramos aquela maquete de ferrovia que tem lá...sem contar no passeio de bondinho e Maria-Fumaça, claro.
Beijokas

Simone said...

eu tb acho meio romântico viajar de trem. Eu me lembro de uma viagem de trem de hooooooras que fizemos até Votuporanga quando eu era criança. Ficou marcada na minha lembrança. Tomara que dê certo. Obrigada pelas visitas e pelos recadinhos. Bjs

Anônimo said...

Eu acho ÓTEMO, já que tenho pavor de avião, hehehehehehe.

Anônimo said...

Tb acho a notícia muito boa.
Os trens na Europa são excelentes, a viagem fica deliciosa e muito romântica.

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger