Ao "Anônimo"...e todos!

Um "anônimo", que pode ser que seja o mesmo que fez uma crítica no sábado passado sobre um texto de Clarice Lispector, fez um comentário no post de hoje referente a melodia do Hino Nacional.

Bom, tenho a dizer o seguinte: não sou historiadora, nunca tinha ouvido falar sobre D. Pedro I ser autor da melodia, também nunca tinha ouvido falar que esse hino que canto e conheço desde criança, está incompleto.
Tenho aqui em minhas mãos o Hino Nacional Brasileiro, com o autor da letra e música conforme postei e foi assim que aprendi na escola.

Como sempre que levantam algo de relevância, ainda mais se é algo que coloco aqui, vou pesquisar, entrei em sites da internet e reproduzo aqui o que achei em um deles, http://www.sc.df.gov.br/paginas/imprensa/exibicao_de_noticia_078.htm:

"Hino Nacional Brasileiro
Até 1824, nenhum país tinha um hino nacional oficial. No Brasil, antes de tornar-se independente, o Hino Constitucional Braziliense, com letra de Evaristo da Veiga e música do compositor Marcos Portugal era considerado hino oficial.
Em 1822, declarada a Independência, tocava-se o Hino Imperial, cuja melodia foi composta por D. Pedro Iº. Mantendo a letra de Evaristo da Veiga, foi oficializado como Hino da Independência.
A música do atual Hino Nacional Brasileiro parece que foi composta entre 1822 ou 1823 por Francisco Manuel da Silva, o compositor brasileiro mais importante no período entre Padre José Maurício e Carlos Gomes e fundador do Conservatório Nacional de Música.
Era chamada de Marcha Imperial, e foi tocada por ocasião da proclamação da abdicação de D. Pedro Iºà favor de seu filho, D.Pedro II, em 13 de 1831, com letra do juiz Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva.
Em 1890, dois anos depois da Declaração da República, realizou-se um concurso para um hino nacional, do qual foi vencedor o compositor Leopoldo Miguez. A decisão do júri não agradou ao povo, que já estava habituado a ouvir a Marcha Imperial, com várias letras diferentes.
Quando foi anunciado oficialmente o resultado do concurso, no Teatro Lírico, o Presidente Marechal Deodoro da Fonseca anunciou, contrariando a decisão do júri, que a melodia composta por Francisco Manuel da Silva seria oficializada pelo Decreto nº 171 como Hino Nacional Brasileiro.
A composição de Leopoldo Miguez, com letra de José Joaquim de Campos de Medeiros e Albuquerque, foi adotada como Hino da Proclamação da República.
O nome do autor da segunda letra do nosso Hino Nacional, apresentado nos festejos da coroação de D.Pedro II, em 1841, é desconhecido.
Só em 1909, começou a ser discutido no Congresso uma nova letra para o hino nacional e em 1922 foi declarada Letra Oficial do Hino Nacional o poema do diplomata e acadêmico Joaquim Osório Duque Estrada depois de sofrer algumas modificações. Com a nova letra, o Hino Nacional foi tocado pela primeira vez nas comemorações do Centenário da Independência do Brasil. "


Os outros sites que pesquisei, foram:


http://www.2regiao.apac.org.br/pesquise/histhino/histhino.html
http://pt.wikisource.org/wiki/Hino_Nacional_Brasileiro
http://www.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=23
http://www.tribunaribeirao.com.br/memoriol?materia=LbQymitxtBYGOoN
http://br.geocities.com/dogmatico2002/Hino.htm


Peço ao "anônimo", que se tiver o material que comprove que D. Pedro I é o autor da melodia do nosso Hino Nacional Brasileiro, por favor me envie, pois com certeza colocarei aqui.

Aproveito para dizer novamente que gostaria que se identificasse...é muito chato ter de responder a uma pessoa sem nome e como pelo jeito você acompanha bastante meu blog, seria um enorme prazer se também comentasse os posts que gosta, sorriso...afinal, como você pode notar sou muito democrática e críticas construtivas são sempre bem vindas.
Um abraço!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

4 Comments:

Anônimo said...

Eu tb nunca tinha ouvido falar sobre a melodia ter sido feita por D. Pedro...
Aprendi na escola com os autores que vc postou.

João Antônio said...

Olá,

pode responder sim as perguntas que está no meu blog e vou querer ler as suas respostas.

Quanto a postagem, nosso hino brasileiro é o mais bonito e em segundo o dos EUA.

Sou muito patriota e sempre me emociono quando ouço o hino nacional brasileiro.

Bjs e um ótimo final de semana pra voce

Saramar said...

Provavelmente, o anônimo confundiu o HIno Nacional com o Hino da Independência, cuja música foi feita por D. Pedro I.

Coisas do Brasil, infelizmente, onde os compositores são quase sempre esquecidos.

beijos

Anônimo said...

Isso é novidade pra mim tb...sempre soube desses autores que vc postou.

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger