Dica literária: MENINAS INSEPARAVEIS




Mai um livro que promete ser muito bom: MENINAS INSEPARAVEIS, da escritora e roteirista canadense Lori Lansen, editado pela Globo Editora.
Vamos a sinopse:

"Acolhido com entusiasmo pela crítica internacional, o romance 'The Girls' conquistou o 'Richard and Judy Award' como um dos três melhores títulos publicados na Inglaterra em 2006, além de ter ocupado por várias semanas a lista dos mais vendidos no Reino Unido.

De lá para cá, o livro tem conquistado fãs incondicionais. Entre eles, admiradores de prestígio como a escritora chilena Isabel Allende, que classificou a obra como uma 'história extraordinária', por sua mescla de tragédia e comédia temperada com ingredientes como amor, vínculo espiritual, lealdade e humanismo.

A escritora e roteirista canadense Lori Lansen - que estreou na literatura em 2002 com o aclamado Rush Home Road, sem tradução no Brasil - conta que a inspiração para o romance surgiu num estalo. Certa noite, ela e seu filho estavam sentados à mesa, lado a lado. O garotinho aproximou-se, colou a face no rosto da mãe e disse - 'Às vezes, eu queria que a gente ficasse grudado desse jeito'. Foi a luz que deu origem à trama de 'Meninas Inseparáveis'.

No livro, a autora lança um olhar cheio de ternura sobre duas gêmeas muito especiais - Rose e Ruby, irmãs siamesas craniópagas (unidas pela cabeça), que - aos 29 anos e prestes a quebrar o recorde mundial de longevidade nessa condição peculiar - decidem escrever suas memórias. Narrado ora por Rose, ora por Ruby, o livro mostra como as mesmas experiências de vida podem produzir interpretações absolutamente distintas, conforme a perspectiva do observador. Com delicadeza e poesia, Lori Lansen passa ao largo do clichê maniqueísta dos gêmeos de comportamentos opostos. Suas protagonistas se revelam personagens ricos, contraditórios, repletos de nuances e - como todos nós - muitas vezes são o contrário daquilo que gostariam de aparentar.

Ao longo da trama, a candidata a escritora Rose se revela bem menos consciente e madura do que sua auto-imagem sugere, ao mesmo tempo em que a supostamente frívola Ruby se assume como mulher assertiva, com aguda visão da realidade. À medida que a história avança, a autora desmonta preconceitos e humaniza o 'diferente', levando o leitor à identificação com o universo das gêmeas e seus sentimentos íntimos - os quais, logo descobrimos, são muito próximos de nossos próprios pensamentos e emoções.

A beira de completar o 30º aniversário, Rose e Ruby fazem seu acerto de contas com toda uma existência privada de palavras como solidão ou autonomia. Como saldo, contudo, não restam frustração ou mágoa - mas apenas o desejo de continuar reafirmando suas individualidades, sem renunciar ao cuidado de uma com a outra. Um cuidado tamanho que pode ser mais bem definido como amor incondicional. "


sexta-feira, 31 de agosto de 2007

9 Comments:

Anônimo said...

Edninha e suas dicas porretas! :)

Bárbara Lemos said...

Humm.. saído do forno nas terras tupiniquins, não?
Estou maluca querendo comprar um que saiu agora, escrito por um dos três maiores intelectuais do planeta. Chama-se "Deus, um Delirio". Li uns trechos e achei fantástico.

Beijo meu.

*Carol Carolina* said...

parece ótimo!! gostei da dica.
beijos e bom fim d semana

O Profeta said...

Soltaram-se as notas desta sonata
Secretamente a noite invadiu o dia
Risos de pássaro de fogo na manhã
Que uma suave brisa anuncia


Bom fim de semana

Uma profecia de ternura

Nil Borba said...

Olá..menina!
Amo ver vc em meu blog..sua visita é sempre tão quente e necessária.
Gostei da dica , vou tentar ler e volto pra comentar.
beijos

Marcelo said...

Irmãs siamesas? Esse livro realmente parece ser ótimo.
Consegue imaginar o que seja nascer grudada à outra pessoa?
Já vi documentários a respeito e sempre me impressiono justamente com o tal do amor incondicional e a capacidade de superação que essas pessoas tem.
Vou procurar esse livro.

Beijos, menininha.

Bina Goldrajch said...

Nossa, parece ser bom. Vale a pena dar uma conferida! =)

Anônimo said...

deu vontade de ler!!

=]

adorei vir aqui..
mil beijos!!

João Antônio said...

Este livro, dever ser muito bom com ótimas experiências.

bJOS e um ótimo finalzão de semana

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger