O que é um amigo?




Title: Le Amiche
Gustav Klimt

O que é um amigo?
Já parou para pensar no que seria sua vida sem um amigo?
Temos mania de pensar em nossa vida sem um amor, sem beijo na boca, sem sexo...tem muita gente que até vive uma vida inteira sem isso, mas sem amigo não! E nem sempre o valorizamos como deveríamos... É porque parece algo tão natural ter um amigo, não é, já está incorporado ao nosso dia-a-dia.

E o que é a amizade senão também uma forma de amor?
Não aquele amor Tsunami, vulcânico, que abala suas estruturas, que faz você ir do céu ao andar de baixo em questão de segundos....que faz num minuto você dizer "te amo" e no minuto seguinte: "te odeio".
Amizade é aquele amor como a onda quebrada, sabe...que te levanta, te aquece, te acarinha, faz você ter vontade de ficar ali sentadinha curtindo...
Paixões vêm e vão...podemos deixar de nos sentir atraídos por certa pessoa, nos atrairmos por outra; mas amigo de verdade a gente não troca...ah, não...a não ser que aconteça algo sério. E é por isso que traição de amigo dói mais que traição amorosa, porque a gente não espera!

Conheço muita gente, pois graças a Deus tenho facilidade em fazer amizades, em interagir...posso ficar 5 minutos na fila do banco, ou no chek-in do aeroporto e lá estou eu conversando com alguém. Aliás fizemos amizade com um casal na fila do chek-in uma vez quando fomos viajar e mantemos até hoje...e isso já faz 6 anos!
Mas, amigos mesmo, aqueles que sei que posso contar a qualquer hora são poucos, posso contar nos dedos.
Alguns são bem antigos, da época de infância. A amizade foi sendo fortalecida, ano após ano, os laços bem apertados e eles me ajudaram na formação da minha personalidade, do meu caráter. São aquelas amizades que a falta de tempo, a distância, os relacionamentos com outras pessoas, as novas amizades, nada abala o que foi formado, pois foi construído em bases sólidas!
Outras fui adquirindo na minha jornada de vida...e outras através da internet.
Sim também sou daquelas que vi amizades virtuais se tornarem reais, atraídas por objetivos, preocupações, sonhos e gostos em comum.

Hoje olho pra trás e não sinto saudade de nenhum ex-amor, mas dos meus amigos...ah, deles sim, sinto muita saudade!
Outro dia vi um comentário da Maite Proença (atriz brasileira) no programa Saia Justa, ela disse mais ou menos assim: "recentemente com a ajuda da internet encontrei amigos de colégio que não via há 20 anos. O reencontro foi fantástico, porque parecia que o tempo não havia passado, nos sentimos a vontade, sem o constrangimento que talvez a distância pudesse proporcionar. Se ao contrário, tivesse encontrado um ex-namorado, um ex-marido, quando que me sentiria tão a vontade assim?"

E ela tem razão!
Com amores sempre temos uma reserva, um medo de se expor demais e sair ferido...com amigos isso não existe. Tem amigo que sabe praticamente tudo de sua vida, que te conhece só pelo olhar, pelo jeito de falar, pelo sorriso...é um vínculo eterno!
Como disse um dia meu irmão, dentro de nós temos um pouco de cada pessoa que vamos encontrando ao longo de nossa vida...elas são uma parte de nós!
Tenho a sorte de encontrar muito mais pessoas boas do que ruins...e mais sorte ainda por ter amigos maravilhosos!
Como diz Vinícius de Moraes:

"Preciso de um amigo para não enlouquecer,
para contar o que vi de belo
e triste durante o dia,
dos anseios e das realizações,
dos sonhos e da realidade."

Amo vocês, meus amigos!!!!!!

terça-feira, 28 de agosto de 2007

16 Comments:

vieira calado said...

Só com os amigos partilhamos a horas boas e as más.
Boa semana.

Pensamentos Ocultos said...

É sempre bom ter um amigo que seja Verdadeiro ! Às vezes até basta um, mas se tivermos a oportunidade de ter mais AMIGOS VERDADEIROS, pois que venham eles !

Um Beijo, Querida

Boa Semana

Carmim said...

Tenho exactamente a mesma sensação da Maitê sempre que reencontro um ex companheiro de escola.
Por muito tempo que tenha passado, por muito diferentes que sejam os caminhos que escolhemos, naquela hora é como se o tempo tivesse parado e continuassemos a ser os mesmos amigos de sempre, sem barreiras, sem tabus e sem qualquer constrangimento.

Talvez por isso, se diga que amores vêm e vão, mas os amigos são eternos.

Beijo.

Bruno Cazonatti said...

Muito legal!
Amizade é tudo!

Beijoca
Brunø

Bina Goldrajch said...

eu não seria NADA sem meus amigos!

c said...

Triste daquele que não tem amigos.
tenho poucos e bons, graças à Deus!

Jac C. said...

Menina... amigos!
Esta palavra é mágica.
E vou te falar... meus amigos virtuais são demais.
Assim como vc sempre tão especial e querida.
Bjs.

MamaNunes said...

Ah..mas quanta verdade nessas palavras...meniiiina!!!
Amigos são imprescindíveis, são para sempre. Tenho alguns assim, preciosos.
Também faço amizade até em fila de supermercado kkkkk. Adoro uma conversa fiada em fila de banco, se bobear, boto todo mundo cantando prá passar o tempo hehehehe.
bjk pro'cê!

Alê Quites said...

Sorte a nossa! Então, vivemos com amigos... Beijos*

Anônimo said...

Tb te amo!!!!!!!
Beijoka

Anônimo said...

fofs...eu sempre falei a vida toda que eu sei ser melhor amiga do que sei ser amante...
o amor me faz reservada, penso pra falar, penso pra contar...
com minhas amigas ( as de verdade) eu sou transparente, cristalina, e conheço-as pelo tom de voz, pelo sorriso ou pela cara de assustada...rs
Amizade é tudo de bom... e agradeço a Deus por ter colocado voce em meu caminho... sua amizade é uma joia preciosa em minha vida!!
beijos
Ro

Margarete Bretone said...

O grande problema é quando a gente se ilude e acha que tem bons amigos e quando se menos espera se leva uma bela de uma rasteira. Mas tudo bem, nada como um dia após o outro, a gente levanta e sacode a poeira, mesmo que ela resista ela vai sair, ah vai!!

Anônimo said...

Realmente os amigos são importantes.As vezes são como irmãos.

Uma vez encontrei uma amiga de infancia por acaso e convidei pra vir jantar no appart.e quando ela chegou, ela trouxe nas mãos um singelo vaso de flores e eu nunca esqueci, a maneira como ela estava na porta do appart.naquela noite, como se ali naquele momento, ela tinha se tranformado na criança de +/-40anos atras de tão singela ela estava ali na minha porta.

Amigos homens é mais dificil pra conservar o relacionamento amical. Em regra geral, certas esposas ou namoradas ou amigadas etc... não sabem respeitar a individualidade da vida dos homens e com isso amizades puras e sinceras, acabam pra não atormentar as mulheres, imergidas no mêdo delas de perda ou pelo sentimento de posse ou pelos ciumes.


Abrs

Unknown said...

É como eu digo, a gente não escolhe por quem se apaixona, além do mais é muito raro ex-amor se tornar amigo. Mas, os amigos, estes sim a gente escolhe...

Belo e tocante texto.

bjks.

Renato said...

Belíssimo texto, Edna! Acho que tens um campeão de audiência..rss

A vida sem amigos não tem graça!

Anônimo said...

Não sou ninguém sem meus amigos queridos, me sinto perdida sem eles.

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger