As sete maravilhas de São Paulo...by Edna



Muitas vezes já ouvi pessoas que moram em outros lugares paradisíacos do Brasil (graças a Deus temos muitos!!!!) dizerem que São Paulo é muito sem graça para turismo, que é uma cidade movida só há trabalho, com trânsito caótico, violência e etc, etc, etc...
Nunca concordei com isso e por isso vou fazer um post de defesa a minha cidade que tanto amo!

Sim, o trânsito é caótico, a violência existe, temos ruas esburacadas, mal cuidadas; mas isso é um mal que atinge sempre as grandes metrópoles, infelizmente.
É verdade, não temos praia, um cenário paradisíaco com o Sol se unindo ao oceano ao se pôr, mas São Paulo tem sim vários pontos muito interessantes, é um verdadeiro polo cultural, gastronômico (temos 12.500 restaurantes), comercial e também referência em moda.

Foi muito interessante quando comecei a fazer os post de "dicas de fim de semana", que faço toda sexta...tem lugares que preciso cavocar muito para achar algo cultural que valha a pena, mas por aqui as opções são tantas, que o difícil é escolher para não ficar muito longo.
E o melhor, vários desses eventos são grátis....a gente só não se diverte se não quiser!

Tanto se falou nesses últimos tempos sobre as "novas 7 maravilhas do mundo".
Fiquei pensando o que seria, no meu ponto de vista e gosto, as 7 maravilhas de São Paulo...lugares que eu gosto de ir.
Acho que será muito legal você, que é de outra cidade ou país, conhecer um pouco sobre minha cidade, olhando através dos meus gostos pessoais.
Vamos a eles, sem ordem de preferência e com um breve relato. Sugiro olharem os sites referenciados para maiores informações e ver as fotos, vale a pena conhecer:

1- Mercado Municipal: Começou a ser construído em 1928, com 12.600m2 de área construída. O projeto foi feito pelo conceituado escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, e demorou quatro anos para ser preparado.
São aproximadamente 291 boxes, divididos quanto ao ramo de atividade.
O Mercadão, como popularmente é chamado, tem uma arquitetura maravilhosa e é um passeio ótimo pra fazer com a família. Depois da última reforma, que foi iniciada em 2003, ganhou vários espaços aonde são realizados eventos, como feiras de artenasanato e também há uma boa área de alimentação.
Sem contar nos inúmeros produtos que podem ser encontrados ali: frutas fora de época, bacalhau da melhor qualidade, ervas de todos os tipos, queijos, enfim, uma infinidade de coisas que um bom gourmet aprecia.
Há também o melhor pastel de bacalhau da cidade (recheado com 100 gramas do legítimo gadus morhua) e o melhor sanduíche de mortadela, no Hocca Bar...as filas são imensas, mas vale a pena!

2 - Teatro Municipal: é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões postais da capital, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de arte moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil. Foi construído para atender principalmente à ópera. Abriga a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e o Coral Lírico.
Mais um projeto de Ramos de Azevedo, tendo também a colaboração dos arquitetos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi. Em 1903 a obra pública foi iniciada e São Paulo ganhou um dos melhores palcos do mundo para a apresentação de espetáculos. Como era de costume as construções terem um estilo eclético, a maioria dos materiais foi importada da Europa, tendo como referência arquitetônica o Teatro alla Scala, de Milão. A obra durou cerca de 8 anos.
Lembro da primeira vez que entrei no Municipal...tinha uns 10 anos e foi a realização de um sonho, pois é maravilhoso! Já adulta, fui assisitir a concertos e peças ali e todas às vezes me emociono.

3- Rua 25 de Março: alguns paulistanos podem falar: "credo, ela tá doida!!!", riso. Mas, EU ADOOOOOOOOOOOOORO a Rua 25 de Março!!!!!!!!
A rua 25 de Março consiste em um dos mais movimentados centros de compras varejistas e atacadista da cidade de São Paulo.
Inúmeras barracas de camelôs disputam espaço com as lojas comerciais, vendendo os mais diversos produtos nacionais e importados. Devido ao baixo preço praticado, muitas pessoas viajam de locais distantes com o objetivo de fazer suas compras nessa rua.
Nas suas proximidades existem diversas galerias que vendem produtos importados a baixo custo, com destaque aos aparelhos eletro-eletrônicos.
A rua 25 de março, é onde situa-se o maior centro comercial a céu aberto da América Latina.
Não, não sou a favor de produtos piratas....na 25 existem tanto os piratas, quanto as lojas que vendem produtos originais, com notas fiscais.
O que me atrai é que ali sempre acho TUDO que procuro e bem mais barato: artigos para decoração de festa, bijoux, produtos para casa, brinquedos, tecidos, lingeries, material escolar, produtos para artesanato...é uma loucura!!!!
Vêm sim várias pessoas de outras cidades, outros estados para comprar aqui. Inclusive é até possível vez ou outra encontrar um famoso fazendo compra.
Só evitem os sábados e dias de sacoleira, que se não me engano é terça e quinta...do resto, é ter paciência!

A Feira da Praça, que existe desde 1987, é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte da calendário turístico e de lazer de São Paulo. O evento, que se realiza todos os sábados, das 9 às 19 horas, no bairro de Pinheiros, conta com a participação de 320 expositores, com artesanato variado, obras de arte e antiguidades, além da praça de alimentação.
O Autor na Praça é um projeto que acontece 2 vezes ao mês e tem despertado muita atenção. No espaço de apresentações Plínio Marcos, autores fazem lançamentos de seus livros enquanto batem um papo descontraído com os freqüentadores.
Chorinho na Praça: Todos os sábados, das 14:30 às 18:30, você tem oportunidade de ouvir o tradicional chorinho da praça Benedito Calixto, comandado por Canário e seu Regional.
A Praça de Alimentação: com suas comidas típicas, é um ponto de encontro todas as tardes de sábado onde os freqüentadores da Feira se reúnem para comer os petiscos, tomar uma cerveja ao som do chorinho.
A musicalidade da Feira não se limita ao chorinho, acolhendo espetáculos de música de diversos gêneros. Um desses espetáculos que acontece com bastante freqüência é a apresentação de corais às 18 horas, encerrando as atividades da Feira.

5 - Museu do Ipiranga: São Paulo tem muito museus ótimos e lindos, mas esse é o meu preferido...pela história, pela arquitetura, pelo jardim, pelo acervo, por tudo!!!
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga, é o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da cidade de São Paulo.
É responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. A obra mais importante de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte".
O engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi foi contratado em 1884 para realizar o projeto de um monumento-edifício no local onde aconteceu o evento histórico da Independência do brasil, embora já existisse esta idéia desde aquele episódio.
O edifício tem 123 metros de comprimento e 16 metros de profundidade com uma profusão de elementos decorativos e ornamentais. O estilo arquitetônico, eclético, foi baseado no de um palácio renascentista, muito rico em ornamentos e decorações.

6 - Terraço Itália: localizado na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís, está situado no 41o. andar do Edifício Itália, uma das vistas mais lindas da cidade.
O Terraço Itália esse mês completa 40 anos de existência, tendo sido inaugurado em 29 de Setembro de 1967 pelo então prefeito Faria Lima. Desde o começo foi tido como um restautante nobre, que reinava solenemente a 165 metros de altura e com uma vista panorâmica de 360 graus da cidade.
Ainda hoje continua muito badalado, sendo cenário de grandes eventos, filmagens de novelas e mais do que nunca, um ponto romântico nos seus jantares dançantes de sexta-feira...muitos pedidos de casamento já foram e continuam sendo realizados ali.
Na hora do almoço se transforma em um ponto de negócios, já que muitos empresários e executivos almoçam ali.
Para quem quer somente apreciar a vista, de segunda a sexta-feira, das 15:00 às 16:00 horas, é possível visitar o topo do prédio gratuitamente....não terá o mesmo impacto de vislumbrar a cidade a noite, mas ainda assim é bonito.
Só para informar:, o Edifício Itália foi projetado por A. Franz Heep, a pedido do empresário italiano Evaristo Comolatti, no início da década de 60 e inaugurado em 1965 e é considerado um dos marcos da arquitetura brasileira. Com 165 metros de altura distribuídos entre os 46 pavimentos, servido por 19 elevadores atendendo aos andares de escritório, uma galeria com lojas e sobrelojas, Teatro e particularmente o "maravilhoso" terraço na cobertura do Edifício.

7 - Bixiga: é um bairro italiano tradicionalíssimo aqui em São Paulo. Eu, como grande apreciadora de massas, não poderia gostar mais de outro lugar que esse. Lá há várias cantinas italianas, que servem massas deliciosas, vinhos da casa, música típica, ambiente familiar, tudo perfeito, além da famosa festa da Nossa Senhora da Achiropita.

Pronto, missão cumprida...e olha que ainda poderia citar mais pontos que gosto por aqui.
Agora, no intuito de conhecer melhor a cidade de vocês, vou convidar alguns amigos a nos mostrar os 7 pontos que mais gostam em sua cidade. Também vou escolher mais 2 blogueiros de São Paulo, para termos uma visão diferente da minha.
Não é uma corrente e se alguém mais quiser fazer em seu blog, vai ser legal, pois tem pessoas que não sei de onde são.
Convido:

SÃO PAULO: Renato e Simone
MINAS GERAIS: Milla e Alê Namastê
BRASÍLIA: Babi Soler
RIO DE JANEIRO: Bina e Marcos (fácil, fácil)
FORTALEZA: Jana
BELÉM DO PARÁ: Ultra Violet
SALVADOR: R. Lima (affff...)
CURITIBA: Helena

A foto que ilustra esse post é do Terraço Itália e é do site http://www.correiogourmand.com.br/eg_rest_terracoitalia.htm

fonte: Jornal o Estado de São Paulo (Terraço Itália)



















terça-feira, 4 de setembro de 2007

36 Comments:

Anônimo said...

Edna,


Adorei.


Mas faltou o Parque do Ibirapuera, o MASP, o Pico do Jaraguá, as Cantinas do Brás e do Bixiga, a Praça da República aos domingos, etc.,etc.


Eu sei que você só citou sete... rs!


Abraços, flores, estrelas..

.

Bina Goldrajch said...

Caramba, teu post me deixou com MUITA água na boca.
Sou carioca, mas sou louca por SP. E digo isso com mt orgulho apesar de iuns cariocas ficarem me olhando de cara feia. rs...

beijos!

Edna Federico said...

Edson, pois é, não falei que tem vários outros pontos? O Bixiga eu coloquei e você não imagina a dúvida cruel que foi para escolher só sete, riso. Mas, deixei os osutros pontos para meus amigos blogueiros que moram em SP citar;

Bina, fico feliz que você goste de São Paulo...acho besteira olharmos torto para outros lugares que não sejam nossa cidade, afinal, todos os lugares tem pontos turísticos interessantes. Vamos lá, quero ver seus preferidos.

Renato said...

Edna,
Excelente post. Pode deixar que vou seguir a sua proposta.

Agora, vou invadir um pouco e comentar o que disse a Bina. Eu sou um paulista que adora o Rio e muita gente faz cara feia quando elogio o Rio. Acho que precisamos aprender a descobrir o que as nossas cidades têm de bom e saber apreciar as belezas das outras. Essa rixa cariocas e paulistas é coisa de gente com mentalidade curta.

Alê Quites said...

Oba! Eu e Milla...Que bacana!
Eu e aquela menina brilho somos amigas,sabia?!Vai ser bom participar da brincadeira com Ela.
Beijos*

CL said...

Que ótimo, adorei o desafio,Minas tem lugares lindos!!!

Tenho certeza que eu e Alê vamos escolher muito bem!!!

Espero tua visita em Minas.

Bj grande!

ahhhh,qria conhecer a 25 de março!

Edna Federico said...

Renato, sinta-se a vontade para invadir...eu também acho o Rio lindo e é uma grande besteira essa rivalidade mesmo.

Milla e Alê, tenho certeza que Minas tem lugares lindos! Eu infelizmente só conheço o Sul de Minas, a região ali de Monte Verde e etc, mas já acho delicioso.

Anônimo said...

Ai, que post maravilhoso!!!!!!
Amigaaa e a 25 não é tudo mesmo?????? riso
Eu tb me acabo qdo vou lá...é tanta coisa baratinha qe viro sacoleira, fácil, fácil...hehehehehe
Beijo

Jota said...

Quando eu for a Sampa, imprimo esse post pra me servir de guia! ;)

E sim, Natal é o que há. Seus poucos defeitos, ao meu ver, são imperdoáveis, mas isso é porque eu sou de lá, e o olhar do nativo é sempre muito cruel.

Mas olha, eu acho que a Jana não mora em Recife, não. Salvo engano, o lugar dela é Fortaleza. Mas... Ninguém melhor do que a própria, pra decidir sobre onde vai falar.

Hasta!

Menáge à Trois said...

Oi Edna, adorei os lugares que citou, mas senti falta do museu da língua, se eu morasse em Sp iria umas 3 vezes por semana.
Ahh,outra coisa, a Jana não mora em Recife, ela mora em Fortaleza, tenho certeza que ela vai aceitar o desafio.
Bjos

Como ninguém

Carmim said...

Uau!! Adorei essa ideia.

Já segui todos os links do teu post para conhecer um pouquinho mais sobre São Paulo. Morro de curiosidade para ver a tua cidade ao vivo e a cores!
Um dia destes... =)

Humm, amei ser convidada a participar da brincadeira.
Vou começar a fazer o meu roteiro e depois publico.

Beijinho Edna.

MamaNunes said...

Meniiina! Mas eu amo essa São Paulo!!! Não gosto é de morar lá, pelo menos não tão perto hehehe. Mas esse post foi tudo. Conhecí o Brasil todo do Oiapoque ao Chuí *rsss, mas São Paulo continua sendo o máximo. É o único lugar do Brasil onde você , se quiser, pode comer comida Escandinava ou sopa de lagostas às 2 da manhã ( Maksoud Plaza) Pode??
E tem o Memorial, Ibirapuera, Zoológico, a Vila Madalena...
Até me deu uma pontinha de saudade... Mas só vou prá prá "sapiar" e volto correndo prá floresta.
Um beijão.

Edna Federico said...

Gente!!!!!
Errei mesmo o lugar que a Jana mora...desculpe, querida...não é que não sabia, fiz confusão...vou consertar agora mesmo.
Obrigada meninas do Menage (que não inclui no convite, pois vcs eu não sei mesmo onde moram) e também ao Jota, que agora que sei que mora em Natal, sinta-se convidado a participar junto com a Ultra.
Beijos

Fabiola said...

muito legal mesmo

Anônimo said...

Legal sua iniciativa.
Eu moro em Campo Grande, MS, mas já fui em Sampa algumas vezes.
O Terraço Itália inclusive, foi um lugar que me deixou encantada, a vista da cidade de lá é mto bonita..
AH! e tbém adoro a 25 rs
Bjinhos!

Unknown said...

Edna, please!!!!


Eu moro (por enquanto) em BELÉM do PARÁ , Cidade das Mangueiras!!!

Conserta lá...


Bjs.

Pensamentos Ocultos said...

Bem , antes de mais... Obrigado pela indicação do meu Blog, Querida ! Você é demais mesmo !
É sempre bom saber que inda existem pessoas como você !

Hum..São Paulo parece ser mesmo um excelente lugar !

Um Beijo, minha amiguinha lá do Brasil !

Pensamentos Ocultos said...

( Desculpa, pelo facto de só te estar a agradecer agora pela indicação do Blog ! Não tenho tido tempo ! )

Edna Federico said...

Ai, Adriana, mil perdões!!!!! Não sei porque encasquetei que você era de Natal...vou corrigir já.
Mas, como não conheço nada de Belém do Pará, vou adorar saber sobre sua cidade...

Cin: está desde já convidada também a nos falar sobre sua cidade.

Simone said...

A Band News FM fez esta eleição recentemente com a participação do público. Ficou muito bom! Vou fazer sim. Obrigada pelo convite bjs

Edna Federico said...

Uia, eu não sabia da Band News...tivemos a mesma idéia então.

Roberto Camara Jr. said...

Pronto!
Depois de sempre ler suas comentários no Blog das cearenses (Menáge à Trois) resolvi fazer uma visita!
Adorei!!!
No feriadão de outubro estarei na paulicéia e vou abusar das dicas!

Sempre me chamam de louco quando digo que prefiro Sampa ao Rio.
Bom, Que eu seja sempre doido varrido!

Ah! Um lugar que adoro é a Mooca! Nuca esqueço quando descobri a cantina do "Chefinho"... Aquele da propaganda da "Bonita camisa.... A do Sr. também, chefinho..."

Anônimo said...

Ótimas dicas Edna!
Parabéns pela idéia...
Adorei!!!
Só ficou faltando o "Museu da Língua Portuguesa (Estação da Luz)" que é maravilhoso!
Agradeço a tarefa querida, porém devo dizer que (infelizmente) não sou carioca...
Amo o Rio, vou lá sempre que posso. Mas moro no interior do estado, em uma cidade chamada Volta Redonda!
Bem... posso indicar alguns lugares que conheço...
Vou pensar no assunto!
Beijos amiga,
Marco

Edna Federico said...

Marco eu vi no seu blog que você é de Volta Redonda, coloquei Rio pra ser mais abrangente, mas mesmo assim vou adorar conhecer suas preferências.
Qto ao Museu da Língua Portuguesa, como você e Como Ninguém lembraram, ele não foi esquecido, é que tive que optar...coloquei somente sete e vários pontos que gosto ficaram de fora, inclusive ele.

Roberto, muito obrigada pela visita e tenho certeza que você irá adorar a cidade.

BABI SOLER said...

Desafio aceito!
Beijoca.

Menáge à Trois said...

Sem problema Edna! Beijos
Ahh, somos de Fortaleza.
Bjo
Ps( tenho certeza que ninguém melhor do que a jana para falar dos pontos na nossa cidade)

Como ninguém

Jana said...

eu tinha vindo aqui e visto Fortaleza. Moça, eu aceito isso ai, assim que eu tiver um tempinho, quero fazer um negócio à altura!

Beijos!

Mk. said...

oi Edna tudo bom??? Amei seu post, um dia quando tiver oportunidade de conhecer a grande SP, o primeiro lugar que vou sem sobras de dúvidas é o museu do Ipiranga, adoro museus'escritos e objetos antigos" teve uma colega que foi por ai e me disse que é muito bonito o museu em que vale a pena passar um dia todo olhando e imaginar coisas lá. Bem se vc um dia visitar minha terrinha "Recife" não deixe de passar no museu 'Brenan" ele é simplesmente maravilhoso,já começa pela arquitetura que é um castelo do tipo medieval, copia autêntica dos castelos Europeus,daqueles que fazem agente se sentir em um contos de fadas, tem um jardim imenso, comn gramado verdinho, passarelas de pedras, arvorés, um lago com cisnes brancos, negros e rosas, gaivotas belissimas, estatuas em todos os cantos de anjos, nifetas, mulheres e deuses como afrodita, tem até uma pontesinha de madeira rustica, alias tudo lá é bem rustico, tem uma seção de armas brancas, incrivél de deixarnos sem piscar os olhos de tanta coisa bela, espadas de prata e ouro cravadas com diamentes, esmeraldas, rubis, armaduras antiguissímas,canivetes toda em ouro 24, tem tbm uma fonte dos desejos cheios de moedas de várias lugares e países, jogada pelos seus visitantes. Relamente é um lugar cheio de mágica, vale apena visitar, já fui mais de 40 vezes,a adoro lá, a paz que o lugar passa é inexplicavél... esperoq ue tenha a deixado com vontade de conhecer, mais com certeza não se arrrependerá, vou tentar lhe passar algumas imagens de lá para seu e-mail. bjão e obrigada por sempre visitar meu blog.

Anônimo said...

Eu conheço SP... estive á trabalho, então, não deu tempo de conhecer esses lugares que, decerto, devem ser maravilhosos...

Quando eu voltar, espero ter tempo para passear por eles! rs

Vou anotar na agenda! rs

beijão

Vanda said...

Olá!
Para quem vive em Portugal Sampa é uma cidade ENORME...mas sempre quis conhecer, são paulo e o rio!!
quem sabe se em breve atravesso o mar para esses lados, pois agora ainda estou mais curiosa!!
beijos e boa 4ªfeira

Edna Federico said...

Mimi, adorei saber um pouco sobre sua cidade...quem sabe você não se anima e faz as 7 maravilhas de Recife no seu blog? Sei que Recife tem lugares lindo também. Beijo

Vanda, pois atravesse o mar e vem rpa cá que será muito bem acolhida...também quero saber sobre seus pontos preferidos, viu.

Bion, pois venha com tempo, que com certeza você irá gostar muito de SP.

Anônimo said...

De fato, São Paulo é uma capital que tem tudo. Adoro a vista de S.Paulo.Morei na rua da Consolação.Eu adorava ir assistir competição de moto la no parc de Ibirapuera.La é loucura os aficionados de moto hauhauhauh alguns, todos quebrados, mesmo de muleta, eles iam de qualquer jeito assistir as competições.São Paulo é uma capital que tem de tudo realmente.Gosto da mentalidade dos Paulistas, são fechados e são agradaveis quando se conhece melhor.

Você fez um belo post sobre essa cidade e esse restaurante da foto, hummm da vontade de pegar o avião pra matar as saudades dai.

Bjo

Margarete Bretone said...

E ainda tem gente que diz que não tem o que fazer aqui em Sampa...

. fina flor . said...

todos me acham meio maluca, mas eu aaaaaaaaaaaaaaaaamo São Paulo!

algumas dicas suas eu já conhecia, outras ainda vou conhecer, com certeza.

beijos, querida

MM.

R Lima said...

Será que sou tão competente assimm.... me dá um tempo q vou lá..

Bj moça e obrigado msmo!!!




[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Roberto Camara Jr. said...

Edna,
Quando puder dá uma olhada no Me Tire Deste Ócio!!!

Fiz uma pequena "homenagem" à você!!!
Bjos,

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger