Dicas de fim de Semana prolongado

orkut glitter graphics
Bom dia!!!!!
Feriadão prolongado, então as boas do fim de semana saem hoje. Tem muita coisa boa pra quem não vai viajar, vamos conferir:



BELO HORIZONTE:

Almir Sater e Renato Teixeira - show imperdível dia 11/10, às 21:00 horas, no Chevrolet Hall, Av. Nossa Senhora do Carmo - 230 - Savassi. É grátis!!!!

Teatro Infantil:
Pinocchio - O Musical - De 08/10 a 14/10 - Horário: De seg a qui, 9h30 e 14h30 (somente escolas) e 20h. De sex a domingo, às 10h30, 15h e 18h - Teatro Minascentro, Av. Augusto de Lima - 785 - Centro.
A superprodução, inspirada no livro original de Carlo Collodi, é a versão brasileira do grande musical da Broadway. O carpinteiro Gepeto constrói um boneco de madeira e lhe dá o nome de Pinocchio. Uma fada madrinha realiza seu desejo de tranformar o boneco num menino de verdade, desde que o garoto fosse bom e honesto.
Ao longo da história, Pinocchio é surpreendido por diversos personagens que o levam para o caminho da mentira, avareza e soberba. Mas ao final, a generosidade e honestidade prevalecem, assim como a importância de aprender com as experiências de seus amigos. Só assim é possível se tornar um menino de verdade.


Caixinha de Papelão - 11ª Mostra de Artes Cênicas para Crianças - De 07/10 a 13/10 - Sab e Dom. Horário: dom, às 16h30 e sab, às 16h30 - Teatro Marília, Av. Alfredo Balena - 586 Funcionários. É grátis!!!
A Cia Lúdica dos Atores encena espetáculo no qual conta a história de um menino que ganha uma caixinha de papelão de presente e sai para passear, encontrando no caminho sua amiguinha Maridilurde, que fica curiosa para saber o que tem dentro da caixa.
A peça mostra um dia na vida das duas crianças que têm apenas a própria fantasia como elemento lúdico.
A Mostra de Artes Cênicas para Crianças surgiu há 11 anos, como Mostra de Teatro Infantil, numa proposta do Teatro Marília de trazer para a cidade um projeto que focasse o público mirim. A 11ª edição do evento tem apoio da Fundação Municipal de Cultura, sendo realizada nos teatros Marília e Francisco Nunes. A mostra conta com 6 dias de programação, que inclui espetáculos de grupos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e do Paraná.
Conto Original: Stela Maris Resende

Sambalelê - 11ª Mostra de Artes Cênicas para Crianças - Musical - Dia 14/10, às 10h e 16h30, no Teatro Marília. É grátis!!!
Av. Alfredo Balena - 586 Funcionários Fone: 3224-4445 O espetáculo conta a história de Otávia, uma menina que vive o momento de transição de criança para adolescente. Repleto de poesia, música e cor, o musical foi escrito a partir de antigas cantigas de rodas.
No palco, cinco jovens atores cantam e tocam, ao vivo, instrumentos de percussão, flauta, acordeom, teclado, pandeiro, clarinete, violão e saxofone.
A Mostra de Artes Cênicas para Crianças surgiu há 11 anos, como Mostra de Teatro Infantil, numa proposta do Teatro Marília de trazer para a cidade um projeto que focasse o público mirim. A 11ª edição do evento tem apoio da Fundação Municipal de Cultura, sendo realizada nos teatros Marília e Francisco Nunes. A mostra conta com 6 dias de programação, que inclui espetáculos de grupos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e do Paraná.

Exposição:
Diálogos nos Tempos da Fotografia - De 06/10 a 30/11 - De Ter a Dom - Horário: Das 9h às 19h - na Casa do Baile Av. Otacílio Negrão de Lima - 751 Pampulha. É grátis!!!
A exposição Diálogos nos Tempos da Fotografia é uma homenagem ao fotógrafo belo-horizontino Wilson Baptista, que completa 94 anos de idade e 75 de profissão. A mostra reúne ao todo 40 trabalhos fotográficos, sendo 31 de Wilson e mais nove releituras de sua obra, captadas pelas lentes de fotógrafos como Tibério França, Miguel Aun, Paulo Baptista, Jomar Bragança, Luiz Felipe Cabral, Fernando Martins, Beatriz Dantas, Eugênio Sávio e Arnold Borgerth.
Fotógrafo desde 1932, Wilson Baptista já teve trabalhos publicados em livros vencedores de concursos e participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, suas lentes registraram momentos significativos da capital mineira, como a inauguração das Avenidas Antônio Carlos e Amazonas, bem como a construção do Conjunto JK, do Colégio Estadual Central e do Edifício do Bemge, revelando um olhar apurado sobre a cidade e a arquitetura.


BRASILIA:
Dominguinhos - Forró - cantor e músico faz show de 10/10 a 12/10 - às 21h30 -no Clube do Choro Setor de Difusão Cultural.

Vanessa da Mata - cantora de MPB faz show dia 11/11, às 20h - no Centro de Convenções Ulysses Guimarães Eixo Monumental - s/nº SDC. É grátis!!!

Teatro Infantil:
A Menina dos Olhos da Cobra - Bonecos - De 06/10 a 28/10 - Sab e Dom - Horário: 17h somente dia 12/10 - sessão extra. No Teatro Mapati 707 Norte - Bloco K - 05.
O espetáculo infantil trata da capacidade de imaginar, fantasiar e criar, abordada sob uma ótica de maneira lúdica e poética.
Com manipulação de bonecos e animação de objetos integrados com o teatro de atores, a encenação mostra quatro crianças que, durante suas brincadeiras, procuram uma história, para fazer o teatro em comemoração ao aniversário da avó de uma delas. A partir da história contada por D.Menina, uma lavadeira da família, sobre uma cobra gigante que vive no poço das lavanderias, as crianças utilizam vassouras, pipas e bonecos e constroem a peça, recheada de criatividade e de elementos do dia-a-dia.

Tuíke - De 13/10 a 14/10 - Sab e Dom - Horário: 15h e 17h - no Conjunto Cultural da Caixa (CCC) SBS - Quadra 4 Asa Norte.
O espetáculo, encenado pela Obragem Teatro e Cia, foi inspirado na obra Pay Pêchou do artista plástico Hubert Rublon e apresenta a história do amor sincero e mútuo entre avós e netos.
Com cenas baseadas no cotidiano e em brincadeiras, a peça reflete a realidade por meio de relações poéticas, com dramaturgia baseada em ações e onomatopéias, combinando encenação dramática, dança, música e sons vocais. A peça ganhou o Troféu Gralha Azul, em Curitiba, na categoria Melhor Espetáculo Para Crianças e ja participou da Mostra de Teatro infantil do Sesi São Paulo.

Fragmento de Sonhos do Menino da Lua - Variedades - De 12/10 a 14/10 - Horário: A confirmar - no Centro Cultural Banco do Brasil SCES - Trecho 2 Setor de Clubes Sul -Fone: 3310- 7087. É grátis!!!
O espetáculo, que tem a direção de Mirian Virna, é uma adaptação da obra L`Opera de La Lune do francês Jacques Prévert. Com tradução de Adalberto Müller, a história fala sobre Miguel Moreno, um menino que pouco sorri, mas, à noite, a Lua leva embora sua melancolia. O coro dos ratinhos ruivos, o corpo de baile dos corneirinhos, os relâmpagos, as estrelas, o mar que nunca é perigoso, são alguns dos elementos que povoam os sonhos e as fantasias do personagem Miguel.


Exposição:
Modos Cenográficos - Acervo - De 03/10 a 29/10 - De Seg a Dom - Horário: 9h às 21h -no Conjunto Cultural da Caixa (CCC) SBS - Quadra 4 Asa Norte. É grátis!!!
A exposição, que integra o projeto O Espaço Cenográfico Visita Brasília , exibe os trabalhos de cenografia e figurinos de José Carlos Serroni, desenvolvidos entre os anos de 1977 e 2007, retratando 30 anos de sua carreira.
A mostra é composta por maquetes, fotos, desenhos, figurinos e instalações, ambientados com elementos do próprio cenário, além de luz e som, para melhor estabelecer uma relação entre espetáculo/exposição. O conjunto de obras tenta reconduzir o cenário ao espaço concebido como palco, onde circulam os espectadores. As instalações tentam criar movimentos, além de mostrarem, os modos de fazer e seus processos.
Modos Cenográficos já foi montada em Caracas, em 1993, durante o IX Congresso da Oistat, e parte da exposição já passou pela Quadrienal de Cenografia, Indumentária e Arquitetura Teatral de praga, República Tcheca, em 1995.

Teatros do Brasil - Acervo - De 03/10 a 29/10 - De Seg a Dom - Horário: 9h às 21h - no Conjunto Cultural da Caixa (CCC) SBS - Quadra 4 Asa Norte. É grátis!!!
A exposição, que integra o projeto O Espaço Cenográfico Visita Brasília , apresenta registros fotográficos dos principais teatros de Norte a Sul do País. A mostra foi criada como representação do livro Teatro - Uma Memória do Espaço Cênico no Brasil, de José Carlos Serroni. O livro, datado de 2002, cataloga todos os teatros existentes no Brasil, sendo que 88 deles são retratados de forma mais abrangente, com fotos, textos sobre sua história e depoimentos de personalidades ligadas aos espaços.


CURITIBA:

Teatro Infantil:
O Olho D'água - De 13/10 a 28/10 - Sab e Dom - Horário: às 16h - no Guairinha - Auditório Salvador de Ferrante - Rua Quinze de Novembro - s/nº Centro.
O espetáculo de Fátima Ortiz fala de uma trupe de artistas viajantes, que procuram o primeiro olho d'água que se escondeu no planeta, para plantar na sua nascente, as flores que farão a água brotar para sempre.
O Olho D'água é um espetáculo que mexe com o imaginário da criança e de forma lúdica oferece estímulos na busca de posturas reflexivas e autenticidade. A trajetória dos personagens leva ao reconhecimento do planeta como uma terra encantada despertando emoções e respeito.

Pai do Mato - Bonecos - De 12/10 a 28/10 - Seg, Sex, Sab e Dom - Horário: sex (12/10) a seg (15/10) e sab e dom, às 15h e 17h -no Teatro de Bonecos Dr. Botica, Avenida 7 de setembro - 2.775 Centro.
A peça é contada através do Curupira, que é defendor da fauna e da flora de todas as florestas brasileiras.
O intuito do espetáculo é despertar na platéia a importância da preservação ambiental. E as crianças torcem pelo herói do bem, que nunca destrói.

Pedro e o Lobo - De 12/10 a 14/10 - Sex e Dom - Horário: às 10h30 - no Guairão - Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto Rua Conselheiro Laurindo, - s/nº Centro - Curitiba. É grátis!!!
O espetáculo do compositor russo Sergei Prokofieve, que escreveu a obra em 1936, faz parte da Semana da Criança, projeto cultural voltado ao público infantil na semana do Dia das Crianças.
A peça é uma fábula musical que conta as aventuras de Pedro e seus amigos, o pássaro, o gato e o delirante pato, para driblar o apetite do poderoso lobo. A história é cheia de poesia e cada personagem é representado por um tema, tocado por instrumentos da Orquestra Sinfônica do Paraná e o Coral Curumim.

Tuíke - De 13/10 a 14/10 - Horário: às 15h e 17h - no Teatro da Caixa, Rua Conselheiro Laurindo - 280 Centro.
A montagem dirigida por Olga Nenevê apresenta o amor sincero e mútuo entre avôs e netos. Com cenas baseadas no cotidiano e em brincadeiras, a peça reflete a realidade por meio de relações poéticas. Tuíke foi inspirado na obra Pay Pêchou, do artista plástico Hubert Rublon, e traz um espetáculo diferente, com dramaturgia baseada em ações e onomatopéias, combinando encenação dramática, dança, música e sons vocais.
Soma-se a isso, uma concepção plástica primorosa, como a paisagem marinha que ganha vida surreal quando os personagens Avô e Menino convivem alegremente com seres que se humanizam, como o cão Marisco, as iscas ou os peixes.

Exposição:
Oscar Niemeyer: Arquiteto, Brasileiro, Cidadão - Variados- De 11/10 a 02/12 - De Ter a Dom -Horário: das 10h às 18h - no Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes - 999 Centro Cívico.
Sob curadoria de Marcus Lontra, a exposição comemora os 100 anos do arquiteto que colocou o Brasil na pauta da criação mundial. Organizada em dois módulos, a mostra concentra em um deles os aspectos poéticos da obra de Oscar Niemeyer, os fragmentos mais representativos de sua produção arquitetônica, expandidos, em formato tridimensional.
No segundo módulo, a exposição ganha tom mais documental e histórico. Por meio de textos, fotografias, desenhos, maquetes e ampliações fotográficas, estão reunidas as principais fases da arquitetura de Niemeyer.

Castelos Que Criei - Pintura - De 08/10 a 03/11 - De Seg a Sab - Horário: das 12h às 24h -no Jokers Pub Café, Rua São Francisco - 164 Centro Fone: 3324-2351. É grátis!!!
A artista plática Shana Lima Adayme abre a exposição com 17 obras, todas com imagens de castelos imaginários criados por ela, em acrílica sobre papel e monotipia com técnica do sudário. Os tamanhos são variados entre o formato padrão A1 e A2.
Os castelos atuam como portais para o interior, tal como as fortalezas internas que se cria ao longo da vida. A metáfora para seus castelos, consiste nas projeções do sonho feminino, de ser uma princesa com um castelo e um príncipe.

Estéticas, Sonhos e Utopias dos Artistas do Mundo pela Liberdade - Acervo - De 31/08 a 25/11 - De Ter a Dom - Horário: das 10h às 18h - no Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes - 999 Centro Cívico Fone: 3350-4400.
A exposição traz pela primeira vez obras do acervo do Museu da Solidariedade Salvador Allende, de Santiago, Chile. São 130 das duas mil obras que compõem o acervo chileno, depois de ter passado por São Paulo.
O objetivo da mostra Estéticas, Sonhos e Utopias dos Artistas do Mundo pela Liberdade, é apresentar uma coleção de arte que se formou de maneira singular e mostrar a produção de vanguarda dos anos 60 de Europa, Estados Unidos e Brasil.
A exposição chega com nomes fundamentais da arte moderna. Frank Stella, pintor, gravurista e escultor americano e, Alexander Calder expõem suas obras.
A Espanha está representada por Pablo Picasso e por Rafael Solbes. Da Catalunha há trabalhos de Joan Miró (foto) e de José Balmes, nascido em Barcelona, mas naturalizado chileno.
Já o Brasil está representado pela escultora e pintora mineira, Lygia Clark. O escultor carioca Sergio Camargo e o pintor paulista Antonio Henrique Amaral.

FLORIANÓPOLIS:

Martinho da Vila - Do Brasil e do Mundo - cantor faz show dia 11/10, às 24h - no Floripa Music Hall, Henrique Valgas - 113 Centro.

Teatro Infantil:
Cuidado que Morde - Dia 12/10, às 16h - no Sol da Terra, Avenida Afonso Delambert Neto - 165 Lagoa da Conceição.
O Grupo Patapataio Contadore de Histórias traz uma caixa mágica, que de dentro dela saem histórias, canções e animais. As crianças são levadas a um encantador mundo de faz de conta em que animais falam.
Textos e interpretações: Carol Ferrari e Fabrícia Britto.

Descascaes - O Mistério do Sapato Barco - Bonecos - Dia 13/10 às 17h - no Sol da Terra, Avenida Afonso Delambert Neto - 165 Lagoa da Conceição.
A Deusa Senhora precisa de ajuda em sua travessia do continente até a ilha. E numa apropriação da fantasia de Franklin Cascaes, ratos atrapalhados, um linguado malcriado, um siri sirinesco e bruxas bruxólicas criam aventuras e desvendam mistérios.
Criação e produção: Grupo Minino 4 - Aline Raciel, Daniela Bruzzese, Diana Garay e Vanina Florentino.




FORTALEZA:

A VI Bienal Internacional de Dança do Ceará 2007 abrangerá um total de 39 eventos artísticos e educativos, compreendendo: quatorze apresentações de oito espetáculos e a exibição de quinze vídeos e documentários dentro da Mostra Vídeo-Dança/CE, às sextas-feiras e sábados do mês de outubro. Além do seminário avançado “A dança como área de conhecimento”, contando com sete palestras, no período de 17 a 20; e mais três debates – sendo dois sobre “Performance: o corpo e as suas relações” e “A dança popular e tradicional”, ambos no dia 16, e outro sobre “A dança cênica no Brasil”, no dia 25. A VI Bienal será realizada no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro), no período de 5 a 27 de outubro. A entrada é gratuita.
Conheça a programação da VI Bienal Internacional de Dança do Ceará 2007: -

ATO COMPACTO: (apresentação de espetáculos de dança, às sextas-feiras e sábados do mês) Mentiras Sinceras Grupos CEM (Centro de Experimentações em Movimentos): Dia 05, sex, 15h30 e 18h Coreografia e direção: Silvia Moura e Paulo José
Cessar Fogo Artelaria Produções: Dia 06, sáb, 15h30 e 18h Coreografia, direção e interpretação: Edmar Cândido e Paulo José.
Diferente Olhar Infinito ∞ Grupo N ∞: Dia 12, sex, 09h30 (CCBNB-Fortaleza, no Especial Dia da Criança).
Dia 19, sex, 17h (dentro do programa Arte Retirante, espetáculo exclusivo para a comunidade da EDISCA – Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes) Direção: Carlos Antônio dos Santos.
Quintal de Mangue Cia. Vidança: Dia 13, sáb, 15h30 e 18h - Direção e coreografia: Anália Timbó Advento do Ser Cia. de Dança Experimental Ballet Baião: Dia 19, sex, 15h30 e 18h Concepção coreográfica e direção: Gerson Moreno.
Caçadores de Pipa Cia. Vatá: Dia 20, sáb, 15h30 e 18h. Direção: Valéria Pinheiro
O corpo é a mídia da dança?: Dia 26, sex, 18h - Direção, coreografia e interpretação: Vanilton Lakka Como? (Aula-espetáculo): Dia 27, sáb, 18h - Direção, criação, coreografia e interpretação: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.
SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE (de 17 a 20 de outubro) - Tema: A Dança Como Área de Conhecimento Mediador: Marcos

A Dança Como Área de ConhecimentoMoraes, bailarino, coreógrafo e ator Dia 17, qua, 14h.
– Professora Rosa Primo – A palestra discutirá a percepção de uma obra coreográfica, considerando que não é nem um misto de prazer e de cognição, nem um ato que visa um fenômeno particular, visível, e cuja descrição deverá recorrer necessariamente a conceitos clássicos da teoria do conhecimento. 90 min.
Dia 17, qua, 16h: Processos de Construção Artística e a Cena Contemporânea da Dança - Reflexões Estéticas e Formativas – Professora Leda Muhana - Esta palestra visa discutir e problematizar tendências, princípios norteadores e procedimentos de ação utilizados em processos de composição em dança na atual cena brasileira. Pretende-se aqui identificar e refletir sobre os processos de construção contemporânea em dança, e suas relações e implicações com as proposições estéticas que deles resultam. 90 min.
Dia 18, qui, 14h: A Educação Somática e a Dança - Bailarina Silvia Soter - A educação somática busca conduzir o aluno a uma melhor utilização de seu potencial perceptivo, sensorial e motor, através da tomada de consciência de seu corpo, de sua relação com o espaço e da exploração de seu potencial dinâmico. 90 min.
Dia 18, qui, 16h: Sexualidades e(m) movimento: por uma pedagogia coreográfica do desejo – Professor Fernando Passos - Esta reflexão se constrói a partir de uma experiência que se dá em três níveis: a etnografia, a pedagogia e a teoria crítica. A interseção desses saberes propicia um entendimento da composição coreográfica, que subverte as dicotomias masculino e feminino, homo e hetero, com as reverberações que esta revisão impacta nos aspectos de etnia, classe social e nacionalidade. 90 min.
Dia 19, sex, 14h: A dança e contemporaneidade: a nova cartografia da(s) cultura(s) - Coreógrafo, diretor, pesquisador e produtor cultural Airton Tomazzoni - Refletir sobre a dança no cenário contemporâneo que exige enfrentar a complexidade de tramas, identidades, fazeres e saberes que envolvem a sua produção, circulação e consumo hoje em nosso País. 90 min.
Dia 19, sex, 16h: Pesquisa indisciplinar em dança: o trânsito entre arte, ciência e filosofia – Professora Christine Greiner – A dança dos últimos 15 anos tem investigado o corpo, revelando complexas relações entre corpo, mente e mundo. A palestra indagará de que modo essas mudanças transformaram os procedimentos artísticos e suas ações políticas. Como formar os novos artistas e discutir o trânsito entre teoria e prática sem os ranços da exclusão? Será também compartilhada a experiência da criação do curso de Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP. 90 min.
Dia 20, sab, 10h30: Curso de Graduação e Pós-Graduação no Brasil – Forma e Contéudo - Mesa-Redonda com todos os palestrantes do Seminário acerca do tema principal: A Dança como Área de Conhecimento. 180 min.
TROCA DE IDÉIAS (debate, aberto ao público, dia 16, às 16h30) A Dança Popular e Tradicional Convidados: Ângelo Madureira e Graça Martins, bailarinos e coreógrafos
Dia 16, ter, 16h30: Entender a tradição como algo em transformação é um dos grandes desafios lançados pela globalização. A partir disso, propomos uma reflexão considerando algumas das manifestações populares urbanas, que se reinventam cotidianamente como tradição. 90 min. PAPO XXI (debate, aberto ao público, dia 16, às 19h) Tema: Performance: O Corpo e as Suas Relações Apresentador: Fernando Passos, pesquisador, Doutor em Estudos da Performance e Artes Cênicas (Universidades de Nova Iorque e Federal da Bahia) e Mestre em Dança pela Tisch School of the Arts Debatedores: Joubert de Albuquerque Arrais, jornalista, critico e artista da dança e Solon Ribeiro, professor e artista visual.
Dia 16, ter, 19h: A pós-modernidade marca um período de grande experimentação em todas as linguagens artísticas. A interface entre as linguagens contribui para a reconfiguração de todos os parâmetros estéticos já estabelecidos. O corpo passa a estar no centro das proposições artísticas, exigindo novas conexões nas formulações conceituais. Esta edição do Papo XXI gira em torno de algumas dessas conexões possíveis, que vão desaguar na produção contemporânea. 120 min.
MUSEU VIVO (palestra/debate, aberta ao público, dia 25, às 15h) A Dança Cênica no Brasil Convidado: Roberto Pereira, Mestre em Filosofia pela Universidade de Viena, Áustria, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Crítico de dança do Jornal do Brasil.
Dia 25, qui, 15h: Por um recorte na história da dança cênica no Brasil - dois modos de organização: Grupo Corpo e Lia Rodrigues. Pensar a dança cênica no Brasil a partir da idéia de construção do corpo que dança e da cena que ele organiza. Assim, dois exemplos são recortados: o Grupo Corpo e Lia Rodrigues, que cumprem, de modo muito diverso, modos de organização desse corpo e dessa cena que se quer brasileira. 90 min.


NATAL:

Goiamum Audiovisual - Programação Completa - O Goiamum Audiovisual, evento voltado para o fomento e difusão do cinema potiguar e nordestino, trará a Natal palestras, debates, oficinas, mostras e exposições até dia 2 de novembro.
O Goiamum Audiovisual terá ainda o Encontro Nordeste de Cineclubistas, a Mostra de Animação Infanto-Juvenil Anim!arte, palestras com a Labocine sobre cinema digital e também sobre animação gráfica.
Uma série de exposições e mostras homenagearão Jussara Queiroz, cineasta potiguar que produziu vários filmes pouco conhecidos pelo público local.
Veja a programação completa:
Oficina de Introdução à Animação - professores da FAAP -De segunda (8) a quinta-feira (11)Sebrae Zona Norte e Cefet
Palestra: Burle, o Fundador da Atlântidapor Máximo Barro -Quinta-feira (11), às 17h -Auditório da Fundação Capitania das Artes - Funcarte
Oficina de Continuidade com Fernanda Luz -Segunda (15) a sexta-feira (19) -Universidade Potiguar (UnP) / Nascimento de Castro - Sala 26
Mostra de longas-metragens CubanosSessões:12h - Restaurante Sesc Centro18h – Cine Goiamum / FuncarteCensura: 14 anosAbertura por Frank Padrón
Segunda-feira (15): Tres veces DosFicção 2004 / 90 minutosDiretor: Pavel Giroud, Lester Hamlet e Esteban InsaustiRoteiro: Pavel Giroud, Alejandro Brugués, Lester Hamlet, Xenia Rivery e Esteban Insausti.
Terça-feira (16): El Benny -Ficção 2006 -Roteiro: Abrahán Rodríguez e Jorge Luis Sánchez -Direção: Jorge Luis Sánchez.
Quarta-feira (17): Hello Hemingway -Ficção 1990 / 90 minutos -Direção: Fernando Pérez -Roteiro: Mayda Royero.
Quinta-feira (18): La Vida es Silbar -Ficção 1998 / 110 minutos -Direção: Fernando Pérez -Roteiro: Fernando Pérez, Eduardo del Llano e Humberto Jiménez.
Sexta-feira (19): Lucia -Ficção 1968 / 160 minutos -Direção: Humberto Solás -Roteiro: Humberto Solás, Julio García Espinosa e Nelson Rodríguez.
Mostra Anim! Arte de animação infanto-juvenil: de 15 a 19 de outubro -Sessões: 10h e 15h para alunos de Escolas Municipais -Auditório da Funcarte -Censura livre.
Mostra - Ensino médio e Fundamental: O Brasil nas Copas -Brincando de Saudade -Brincando na Aldeia -Festa no Céu -Qual é, uma aventura no Morro dos Prazeres -O Pequeno Cordel do Sapato Voador -Rock do Passarinho -Se Toca, Meu! -Silveira Sampaio - 35 anos.
Mostra - Universitários: Dágua Ball Z -BalançoEssaúna -O Vôo -Sem to Oto -Um Dia de Domingo.
Mostra - Estudantes Internacionais: Three for Two -Line Dance -Floating -A Beautiful industry -Abstracto -Psi - Cho.
Mostra - Paralela Brasil: São João do Nordeste -Na Corda Bamba -Laurinha -Corrida de Jerico -Ventos da Liberdade.
Exposição "A Fundação da Atlântida": 17 de outubro a 1 de novembro -Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h // aos sábados das 10h às 17h - Galeria Newton Navarro / Funcarte
Exposição "Panorâmica: Instantâneos do Cinema no RN" -17 de outubro a 1 de novembro -Visitação: de segunda a sexta-feira das 9h às 16h // aos sábados das 10h às 17h - Galeria Newton Navarro / Funcarte.
Mostra Retrospectiva Jussara Queiroz: 20 e 21 de outubro -Sessão às 18h -Cine Goiamum / Funcarte.
A Árvore da Marcação - Direção: Jussara Queiroz1993 / 85 minutos
Um Certo Meio Ambiente - Direção e Montagem: Jussara Queiroz -Roteiro: Jussara Queiroz, Iza Guerra e Luelane Loiola Corrêa1986 / 25 minutos.
Um Caso de Vida ou Morte - Direção: Jussara Queiroz -Roteiro: Jussara Queiroz, Dr. Aguinaldo Marques e Luelane Loiola Corrêa - Fotografia: Gilberto Otero, Fernando Duarte e Tuker Marçal1985 / 24 minutos.
Fora da Ordem -Direção e Montagem: Jussara Queiroz -Roteiro: Jussara Queiroz e Kaick Antunes1981 / 20 minutos.
Acredito que o mundo será melhor - Direção: Jussara Queiroz -Roteiro: Elaborado coletivamente pela equipe e membros das comunidades -Fotografia: Flávio Chaves e Tuker Marçal -Música: Cátia de França -Som: Luiz Carlos Brito e Sérgio Vilela1983 / 60 minutos.
Desentoca! - Mostra de Curtas Potiguares -22 de outubro -Sessão das 17h às 20h30 -Cine Goiamum / Funcarte.
Palestra "Apreciação Cinematográfica"por Frank Padrón - Exibição do filme Memórias Del Subdesarollo -23 de outubro, às 18h -Cine Goiamum / Funcarte.
Mostra Nacional de Curtas-Metragens - 23 e 24 de outubro -Sessão às 18h -Cine Goiamum / Funcarte
25 e 26 de outubro -Sessão às 19h -Centro Cultural Francisco das Chagas / CMAI – Zona Norte
II Seminário de Cinema, Televisão e Vídeo - 23 a 25 de outubro -Horário: 9h às 12h e 14h às 17hAuditório do SESC – Centro.
Bate-papo DOC-TV - 26 de outubro, às 18h -Cine Goiamum / Funcarte -Exibições DOC-TV -Censura livre.
Sessão 1: O vôo silenciado do Jucurutu -Direção: Paulo Laguar -dia26 de outubro, às 19h -Cine Goiamum / Funcarte.
Sessão 2: Fabião das Queimadas - Direção: Buca Dantas - 27 de outubro, às 16h -Auditório do Parque das Dunas -Ingresso: R$ 1 (taxa Parque das Dunas).
Sessão 3: Hermógenes – Deus me livre de ser normal - Direção: Marcelo Buainain -28 de outubro, às 16h - Auditório do Parque das Dunas - Ingresso: R$ 1 (taxa Parque das Dunas)
Encontro de Cineclubistas do Nordeste - 29 de outubro, das 9h às 12h -Auditório da Funcarte.
Palestra “O Cinema Digital” - 29 de outubro, às 18h -Cine Goiamum / Funcarte.
Fórum Nordeste de Audiovisual - 30 de outubro - 9h às 12h e 14h às 17h - Auditório do Sesc Centro.
31 de outubro - 9h às 12h e 14h às 17h - Auditório do Sesc Centro.
Debate Pensando Políticas Públicas para o Audiovisual - Debate Pensando a Produção, Exibição e Mobilização do Setor Audiovisual Nordestino - 1° de novembro - Auditório do Sesc Centro -Acesso: aberto ao público.
Lançamento do livro “Manual do Cineclubista”, de Hermano Figueiredo - 31 de outubro, às 18hCine Goiamum / Funcarte.
Mostra Goiamum de Fotografia Itinerante - 22 a 31 de outubro -Shopping Orla Sul / Praia Shopping / Cine Goiamum / Espaço Cultural Bardallo’s / Nalva Melo Café Salão

Semana da Criança na Potylivros - De 06/10/2007 - A Potylivros abre a Semana da Criança nesse sábado, 06, com contação de histórias, teatro de bonecos, pescaria, distribuição de brindes, balas, pirulitos e pipocas, mamulengos e muitas brincadeiras, a partir das 17h. No dia 13, também às 17h, a livraria lança as obras de Monteiro Lobato em quadrinhos e encerra a Semana.
Quem doar livros ao IDE (Instituto de Desenvolvimento a Educação) terá entrada gratuita na brinquedoteca do shopping.

Criança que lê é outra história: Nos dias 9, 11 e 12 de outubro, na livraria Siciliano, haverá esculturas em balão, pintura de rosto, desenhos para colorir e contação de histórias.
A rede Siciliano também está com uma campanha especial em suas lojas para o Dia das Crianças. Com o tema "Criança que lê é outra história", a campanha pretende chamar a atenção do público infantil para a leitura. Na compra de qualquer livro do Ziraldo, o cliente ganha um livro de bolso do Menino Maluquinho.

Haroldo Lins e seu Teatro de Mamulengo: O Midway Mall recebe de 6 a 13 de outubro o show de Haroldo Lins e seu Teatro de Mamulengos todas as tardes, com entrada gratuita.

Fábulas: O Grupo Clowns de Shakespeare apresenta o espetáculo infantil, "Fábulas", no Natal Shopping, dias 6, 7, 12 e 13, gratuitamente, a partir das 17h30.
O espetáculo Fábulas, dirigido por Fernando Yamamoto e com Nara Kelly, Rogério Ferraz e Marco França no elenco, é baseado em fábulas de Esopo e La Fontaine selecionadas por Monteiro Lobato. Elas ganham forma no palco através de técnicas de contação de histórias, através das quais os atores se propõem ao desafio da brincadeira com o seu corpo, sua voz, música, ritmos, pausas, personagens, ambiências, enfim, se desfazem de assessórios e lançam-se à missão de criar o jogo teatral utilizando o elemento fundamental do teatro: o próprio ator.
O espetáculo estimula a imaginação das crianças – e dos adultos – através da contação de histórias. As histórias estimulam as crianças a pensar, criar imagens, cores e formas a partir de seus conhecimentos de mundo e sua própria imaginação.

Cidade da Criança - Show com Marina Elali: A Cidade da Criança está com programação especial desde o 1º de outubro: oficinas de pintura e percussão, contação de histórias, espetáculos teatrais, brincadeiras infantis, palhaços, mamulengos são oferecidos aos pequenos todos os dias, a partir das 9h da manhã.
No dia das crianças, 12, Marina Elali faz show na concha acústica do parque às 17h.

Capital Inicial: a banda é a grande atração do III Rio Grande do Rock, que acontece nessa quinta, 11, no Boulevard. As bandas potiguares MobyDick, D´Vibe e Uskaravelho também se apresentam na noite. Os ingressos estão à venda na Ecológica. Mais informações pelo telefone 3215.8356.



PORTO ALEGRE:

O Parque Musical do Barney e seus Amigos - De 10/10 a 14/10 - Horário: qua e qui, às 20h; sex, sab e dom, às 15h - no Teatro do Bourbon Country, Av. Túlio de Rose - 100 Passo D'Areia.
O espetáculo traz a magia do famoso dinossauro que encanta as crianças de várias partes do mundo com canções conhecidas do público, o que proporciona uma grande interação com as crianças que cantam e brincam com Barney e seus amigos que o acompanham, Baby Bop e BJ. As músicas divertidas e as coreografias irreverentes são um convite para toda a família entrar no mundo da imaginação.
Duração do espetáculo: 1h15
Confira locais de venda de ingressos:
Telentrega Opus: (51) 8401-0555 (seg a sex, das 9h às 19h - exceto feriados)
Bourbon Country no 2º pavimento (seg a sab, das 10h às 22h - exceto feriados)
Big Festa Center - R. Dona Sebastiana, 275 - Fone: 2111-6000 (seg a sab, das 13h às 20h)

Pitocando - De 06/10 a 14/10 - Sab e Dom, às 16h - na Sala Álvaro Moreyra - Centro Municipal de Cultura, R. Erico Verissimo - 307 Menino Deus.
O espetáculo musical traz músicas do repertório folclórico de todo o Brasil arranjadas com uma instrumentação curiosa, supreendente e agradável, para ouvir, cantar e brincar.
Direção Musical: Nise Franklin e Cláudia BragaElenco: Ju Dariano, Nise Franklin e Cláudia Braga Indicação: de 0 a 8 anos.

A Casa das Quatro Luas - De 29/09 a 28/10 - Sab e Dom, às 16h - no Teatro Renascença, Av. Érico Veríssimo - 307 Menino Deus.
Uma turma de amigos resolve explorar a velha casa abandonada dos bisavós e encontram um mapa com um mistério a ser desvendado e um tesouro a ser descoberto que se revela, ao final, repleto de antigos objetos de família, gastos pelo tempo, mas carregados de lembranças e significados.
A montagem é uma adaptação da primeira incursão na literatura infantil, homônima, de Josué Guimarães (1921-1986). O autor lançou na década de 70 os dois primeiros volumes da trilogia, que ficou incompleta, A Ferro e Fogo, que trata do início do povoamento do Estado, mas está carregado de um espírito de análise, denúncia e defesa do homem em si, inseridos no contexto sócio-cultural em que foi escrito. As narrativas infantis de Guimarães exploram amplamente o imaginário, recorrendo à fantasia ou invenção como forma de explicar o ainda não compreensível do ponto de vista do personagem e do leitor, estimulando a reflexão sobre a realidade que o circunda.
Direção e adaptação: Luciana ÉboliElenco: Henri Iunes, Leonardo Barison, Luciene Rivoire, Rafael Guerra, Raquel Alfonsin, Regina Rossi e Zé Benetti.

Exposição:
Artistas Fundadores da Chico Lisboa - Acervo - De 10/10 a 31/10 - De Seg a Sex - das 14h às 18h - no Espaço Cultural Chico Lisboa, Travessa dos Venezianos - 19 Cidade Baixa.É grátis!!!
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, o Margs, apresenta um recorte de seu acervo para prestar homenagem ao pioneirismo, talento e iniciativa dos artistas fundadores da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa.
O curador Cézar Prestes, diretor do Margs, reuniu obras de Carlos Scliar, Gastão Hofstetter, João Faria Viana (foto) e Nelson Boeira Fäedrich.

Palavra Figurada - Técnicas Variadas - De 10/10 a 10/11 - De Seg a Sab - Horário: seg a sex, das 8h às 22h; sab, das 9h às 15h - no Espaço Cultural ESPM, Rua Guilherme Schell - 268 Santo Antônio. É grátis!!!
Por meio de fotografias, colagens e outras técnicas, Marina Camargo, Téti Waldraff, Gerson Reichert, Glaucis de Morais e Elida Tessler mostram suas concepções a respeito das múltiplas facetas e leituras da palavra e da imagem, contribuindo para derrubar o muro erguido pelo conhecimento que as separa.
Curadoria: Eduardo Veras.

Gráfica Gaúcha - A Gravura Artística no Rio Grande do Sul - 1910 a 1980 - Gravuras - De 27/09 a 14/12 - De Ter a Sab - Horário: das 10h às 19h; sab, das 11h às 18h - no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, R. dos Andradas - 1.223 Centro. É grátis!!!
A exposição destaca e valoriza a importância da arte gaúcha de gravar no papel, principalmente no século XX, na construção da identidade artística do Estado. As obras foram selecionadas em acervos públicos (museus e associações) e privados (galerias e colecionadores).
Cerca de 60 gravuras traçam a evolução histórica da gravura gaúcha, desde seu surgimento como meio de expressão artística até os ano 80. Nomes de expressão como Pedro Weingärtner, Edgar Koetz, Carlos Mancuso (foto), Vasco Prado, Xico Stockinger, Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves e Iberê Camargo, entre outros, estão representados, bem como todas as técnicas de gravura praticadas nesse período.
Curadoria: Anico Herskovits.


RECIFE:
CINERAVE ESPECIAL HALLOWEEN - TERROR MOVIES: Evento dedicado aos filmes de terror e suas trilhas sonoras, com muita música, cenas de filmes exibidos em telão, animes, fanfilms e cosplay, entre várias outras atrações. À tarde a programação é voltada aos públicos infantil e juvenil; à noite, onze DJs, como Eduardo Pereira (Non Stop), Spectro, Cidadão Kelmer e Lestat tocam trilhas de filmes de terror.
www.fotolog.com/cidadaokelmer12/10/2007
Casarão do Espanto (Rua Vigário Tenório, 125 - ao lado da Folha de Pernambuco)>

1ª FESTA DAS CRIANÇAS: Alegria de Viver é o tema da 1ª edição do evento, que objetiva promover para os moradores do bairro Sítio dos Pintos, um grande espetáculo de valores, tradição e identidade cultural. Programação Exposição de artesanato, apresentações de dança e circo, jogos e brincadeiras infantis, sessão de cinema, concurso cultural e encerramento com show cultural. De 12 a 13/10/200716h.

O BOM SEBASTIÃO: O Bloco das Flores promove o Baile do Interblocos em homenagem ao compositor Sebastião Lopes, o bom Sebastião. O traje fantasia tem como tema a alegria azul do frevo. Às 22:00 horas no Sport Club do Recife (Praça da Bandeira, s/n - Tel. 3446.2154)
www.blocodasflores.org.br14/10/2007.

SESTAS TEATRAIS: O projeto consiste na apresentação de um grupo de teatro ou dança com no máximo 40 minutos. a partir do dia 2626/09 a 31/10/2007qua 13h. Entrada franca - no Teatro Armazém, Armazém 14 - Bairro do Recife - 3424 5613.

QUARTO DE TULE... NARIZ DE VIDRO: Uma viagem de sonho e poesia, inspirada em Cecília (Soneto Motivo) e Mário (Nariz de Vidro), em que não há limites para ser belo de espírito. Criação de Flávio Renovatto, elenco com Priscila Papa, Adilson di Carvalho e Gleisse Paixão.
De 01 a 31/10/2007 -Sábados, às 19h - no Espaço Cultural Produções Paralelas, Av. Manoel Borba, 94 - Boa Vista -Tel. 3423.8901 / 8784.9029.

A ARCA DOS BICHOS: Alex é um macaco com o sonho de conhecer a cidade grande. No dia do seu aniversário, ele e sua turma de bichos embarcam rumo à cidade, armando uma grande confusão. A peça é gratuita para quem pagar o passaporte do parque. De 01 a 31/10/2007 - Qui a dom, Às 18h na Mirabilândia (Av. Agamenon Magalhães, s/n, Complexo de Salgadinho - Informações: 3222 2218).

ÓPERA DO MALANDRO: Remontagem do famoso musical de Chico Buarque de Holanda pela Expressart Produções, com a participação da Orquestra Popular do Recife, sob regência do maestro Ademir Araújo, e numeroso elenco composto por atores, cantores e bailarinos. A história se passa no bairro carioca da Lapa no ano de 1941, então reduto de malandros e prostitutas. Direção de Isolda Virgínia. De 01 a 31/10/2007 -Sáb e dom, às 20h- no Teatro do Parque, Rua do Hospício 81, Boa Vista Fone: 3232-1553.

RIFIFI NO PICADEIRO: O Palhaço Perna-de-Pau trabalha num circo de beira de estrada e quebra as suas pernas durante a propaganda do espetáculo numa nova cidade. Com medo do Dono do Circo, um tirano que explora os empregados, ele foge, mas seus amigos descobrem o que aconteceu e resolvem se unir para acabar com os desmandos do patrão. Texto de Marco Camarotti, direção de Clara Camarotti. De 01 a 31/10/2007 - Sáb e dom, às 20h - no Teatro Capiba - SESC Casa Amarela, Rua Prof. José dos Anjos, 1.109, Mangabeira. 3267 4400.


TEATRO INFANTIL: A Refinaria Multicultural do Sítio Trindade promove todos os domingos apresentações de teatro infantil. Programação:

07 O Rei do Lixo

14 A Gema do Ovo da Ema

21 A Revolta das Chupetas

28 Rififi no Picadeiro

De 07 a 28/10/2007 - às 16h - Entrada gratuita - no Sítio Trindade, Estrada do Arraial, Casa Amarela -3268-5107.

BRINCANDO DE BONECOS: Espetáculo composto por cinco quadros com bonecos diferentes em cada um deles, com duração de 30 minutos. De 07 a 28/10/2007: dias 07, 14, 21 e 28, às 17h - na Oficina de Bonecos Gato no Telhado (Rua João Lapa, 136 ,Varadouro, Olinda - Tel 3439 0505).


Exposição:

ANIMAIS DA FAUNA EM GARRAFAS PET: O artista Fábio Soares expõe seu trabalho feito com materiais recicláveis e inspirado nos animais da nossa fauna. De 01 a 29/10/2007 - das 19:00 às 21h30. Entrada franca - no 01 Bar (Rua Tomazina, s/n, Recife Antigo - Tel 8861 5818).

MÚSICA: Olinda ganha mais um ateliê multicultural, Olho d´Arte, voltado para a divulgação e comercialização de diferentes expressões artísticas do Estado. O espaço abriga a exposição Vi sons, que retrata artistas da cena musical pernambucana. As imagens foram captadas por diversos fotógrafos.De 01 a 31/10/2007 - Diariamente - das 14:00 às 18h - no Olho D'Arte (Rua 13 de Maio, 29 - Tel 3429 7584).


RIO DE JANEIRO:

70 Bençãos...Baden Powell - MPB - De 02/10 a 23/10 - Ter - Horário: veja programação - no Teatro II do CCBB, R. Primeiro de Março - 66 Centro.
O evento traz em sua programação um encontro com música, documentários e bate-papo em homenagem aos 70 anos de um dos maiores artistas brasileiros, em que cantores, instrumentistas e parceiros históricos, estarão reunidos revivendo o universo de Baden Powell (1937-2000).
Antes de alguns dos shows, o musicólogo e apresentador Délcio Teobaldo conduz um Painel de Conversa, onde aborda um tema da obra de Baden Powell com a presença de músicos e convidados especiais (Paulo César Pinheiro, Jorge Roberto Martins, Tárik de Souza e a esposa Silvia Powell) com participação do público. Além disso, serão exibidos documentários distintos, como Saravah, do francês Pierre Barrouh, Velho Amigo - O Universo Musical de Baden Powell, de Jean Claude Guiter e Ensaio Baden Powell, de Fernando Faro.
Programação:
Dia 02/10 - terça-feira:
12h30 - Painel de Conversa e Show - Abertura do projeto apresentado pelo musicólogo Délcio Teobaldo abordando o tema: Tempo Baden. Convidado especial: Paulo César Pinheiro. Logo em seguida, show com Billy Blanco, um dos principais parceiros de Baden, Claudette Soares, interprete de suas canções e Marcel Powell, seu herdeiro musical.
15h - Velho Amigo - Universo Musical de Baden Powell - Este documentário de Jean Claude Guiter apresenta a a trajetória incomum seguida por Baden Powell.
18h30 - Painel de Conversa e Show - Délcio Teobaldo aborda o tema: Afro-Sambas. Participação de Marcos Sacramento e Clara Sandroni, que logo em seguida sobem ao palco para recordar algumas canções que marcaram o ciclo dos Afro-Sambas.
Dia 09/10 - terça-feira:
12h30 - Show - Apresentação do músico Yamandú Costa (foto).
15h - Saravah - Documentário de Pierre Barrouh, resultado das filmagens com Pixinguinha e João da Baiana, então octogenários, os jovens Maria Bethânia (aos 21 anos) e Paulinho da Viola, tendo Baden Powell como elo de ligação entre essas gerações tão distantes e fundamentais da arte brasileira.
18h30 - Painel de Conversa e Show - Délcio Teobaldo abordando o tema: O Violão Brasileiro. Convidado especial: o jornalista Jorge Roberto Martins. Participação de Yamandú Costa, que também comanda o show da noite.
Dia 16/10 - terça-feira:
12h30 - Painel de Conversa e Show - O tema do painel é Violão Eterno. Convidado especial: Tárik de Souza. Show com a cantora Ithamara Koorax. Ela resgata parcerias de Baden com Paulo César Pinheiro, interpretando canções como Lapinha e Violão Vadio.
15h - Ensaio Baden Powell - Fernando Faro traz, neste documentário, Baden Powell falando sobre a infância, de como aprendeu a tocar violão. Comenta sua parceria com Edu Lobo e conta como começou sua amizade com Vinícius de Moraes. O programa foi gravado em 1990. Baden Powell toca e canta 23 músicas.
18h30 - Show - Novamente a cantora Ithamara Koorax sobe ao palco.
Dia 23/10 - terça-feira:
12h30 - Show - Apresentação dos violonistas Marcel Powell e Victor Biglione..
15h - Vídeo - Exibição de um documentário inédito sobre uma turnê de Baden pela Europa, incluindo shows, entrevistas, bastidores, gravações e participação da cantora Dulce Nunes.
18h30 - Painel de Conversa e Show - Otema do painel é As Paixões de Baden. Convidado especial: Sílvia Powell. Apresentação de Marcel Powell e Victor Biglione.

Bossa Jazz Trio - Jazz - De 04/10 a 25/10 - Qui, às 17h - no Allegro Bistrô Musical - Modern Sound, R. Barata Ribeiro - 502 Copacabana. É grátis!!!
Liderado pelo saxofonista e flautista Mauro Senise, que iniciou sua carreira nos anos 70, tocando e gravando com mestres do naipe de Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Wagner Tiso e Luiz Eça, o Bossa Jazz Trio apresenta o melhor do jazz e da bossa instrumental.O trio ainda é composto por Paulo Russo (contrabaixo) e Alberto Chimelli (piano). No repertório, canções como Alone Together (Deutz / Schwatz), Stella by Starlight (Washington /Young), On Green Dolphin Street (Kaper / Washington) e My Favorite Things (Hammers), entre outras músicas.


Carlos Malta E Pife Muderno - Instrumental - Dia 11/10, às 19h - no Espaço BNDES, Avenida Chile - 100 Centro. É grátis!!!
Criado em 1984, o Pife Muderno (foto) faz uma releitura contemporânea das bandas de pífanos nordestinas, misturando tradição e vanguarda. Sob o comando do consagrado músico Carlos Malta, o grupo resgata a mais tradicional música nordestina e mantém viva a cultura das bandas de pife.
O repertório traz canções do mais recente trabalho Paru, que presta homenagem aos índios da tribo yawalapitis do Alto Xingu.

Edu Krieger - MPB - dia 13/10, às 19h30 no Rival BR, R. Álvaro Alvim - 33 Cinelândia. O cantor, compositor e instrumentista, ganhador do prêmio Shell em 1998 pela trilha sonora da peça O Alto da Compadecida, volta ao teatro trazendo seus sucessos recentes.
No repertório, o artista irá interpretar sucessos, como A Lua é Testemunha, No Amor, Maria do Socorro, entre outras.

Eletrosamba - Blues/Jazz - Dia 13/10, às 23h - na Estrela da Lapa, Av. Mem de Sá - 69 Lapa.
Com muito samba-rock, samba de raiz, rhythm'n'blues, break beat e até batidas de hip hop César Belieny (baixo e voz), DJ Negralha (pick-ups e programações), Felipe Rodarte (violão e efeitos), Waltinho A.C. (percussão e voz) e Wellington Soares (percussão) apresentam, no palco, uma prévia do próximo CD, atualmente em fase de produção e previsto para ser lançado em agosto, além de clássicos do samba-soul como 16 Toneladas, Bebete Vãobora, e Mais que Nada.
O CD homônimo de estréia do grupo rendeu participações em festivais, como o Coca-Cola Vibe Zone, Telefônica Open Air, Vivo Open Air, Skol Rio, Festival de Verão do Rio, entre outros.

Teatro Infantil:
O Mágico de Oz - De 06/10 a 14/10 - Sab e Dom - Horário: dias 6 e 7/10, às 15h e 18h; dias 13 e 14/10, às 15h - Vivo Rio, Rua Dom Infante Henrique - 85 Parque do Flamengo Fone: 2531-1227.
Chega à cidade, pela primeira vez, o espetáculo inspirado no musical da Broadway, com direção do italiano Billy Bond, que já foi responsável por produções como After de Luge, Rent, A Bela e A Fera, Lês Miserables, O Beijo da Mulher Aranha, Pinocchio, entre muitas outras.
A história, baseada no livro homônimo do escritor Lyman Frank Baum, conta a trajetória da menina Dorothy, que quer ter amigos para brincar, mas vive entre adultos que não acreditam em seus sonhos. A garota parte em aventura para uma terra distante, onde encontra seres especiais e aprende belas lições.


Riocenacontemporânea - Variedades -De 04/10 a 14/10 - De Ter a Dom - Horário: das 11h às 20h. Preço: veja programação -no Espaço Cultural Oi Futuro, R. Dois de Dezembro - 63 Flamengo - Fone: 3131-3060.
O festival, um dos principais de artes cênicas do país, chega a sua oitava edição trazendo na programação espetáculos nacionais e internacionais, performances, processos, leituras, instalações, filmes, vídeos, encontros e oficinas.
Programação:
Teatro
Dias 5 e 6/10, às 19h30 - An Oak Tree - A peça de Tim Crouch conta a história de um pai que, após a morte da filha num acidente de carro, perde o rumo e entra em cena.Ingressos: R$10,00
Dias 9 e 10/10, às 19h30 - My Arm (Meu Braço) - O inglês Tim Crouch narra a vida de um homem que manteve o braço levantado acima de sua cabeça durante trinta anos. A montagem mistura epresentação ao vivo com seqüências de filmes do artista Chris Dorley-Brown.Ingressos: R$10,00
Dias 13 e 14/10, às 19h30 - Garotas Vampiras Não Bebem Vinho - Wanda Wozniak é uma policial da guarda metropolitana que faz as rondas noturnas em uma área freqüentada por criminosos. Numa noite, Wanda se depara com um bêbado que afirma ser um lobisomem e que lhe diz que ela é uma vampira.Direção: Paulo Biscaia FilhoElenco: Cia. Vigor Mortis (SP)Ingressos: R$10,00
Dias 13 e 14/10, às 19h30 - Glass - A encenação aborda a imobilidade como experiência objetiva e subjetiva, tomando como inspiração e referência os autores Anton Tchekhov e Marcel Proust. O espectador acompanha o espetáculo através dos aparelhos de MP3 e a ação se passa dentro de uma caixa de vidro.Direção: Haroldo RegoElenco: Gisele Fróes, Luciana Fróes, Daniele do Rosário e Ângela CâmaraIngressos: R$10,00
Vídeos
De 9 a 14/10, 19h30 - Who is Who - O diretor Pierre Coulibeuf trabalha em torno da idéia de portrait com o sujeito em constante evolução, flutuações da identidade, metamorfose e dissolução do ser.Entrada Franca
Dia 07/10, das 11h às 20h - Divagações em um Quarto de Hotel - A partir de uma conversa informal entre Bruno Beltrão, coreógrafo do Grupo de Dança de Rua de Niterói, e o dançarino Eduardo Hermanson, o Willow, em um quarto de hotel durante uma turnê, o vídeo faz uma releitura da coreografia Eu e o Meu Coreógrafo no 63 de Bruno Beltrão, feito pelo cineasta Philippe Barcinski.Entrada Franca
Performance
Dias 5, 6 e 7/10, às 19h - Arbeitsplatz - A coreógrafa Cristina Moura convida três artistas de diferentes áreas para dividir o palco nesse processo ainda no início da criação.Entrada Franca
Oficinas
De 4 a 7/10, das 11h às 15h - Midema ¿ A Arte da Mobilidade - O midema é a arte experimental de uma linguagem de dramaturgia audiovisual voltada exclusivamente para celulares, ipods e móbiles em geral. Formatos, abordagens, artifícios e pontos de vista são analisados de forma diferente dos criados pelas linguagens audiovisuais tradicionais. Com Gustavo Gelmini e Fabiano de Freitas (RJ).Entrada Franca
Dias 9 e 10/10, das 10h às 13h - Liisa Lounila - A oficina busca entender estas inversões de mídias, uma vez que compreendemos a fotografia como um momento único, congelado, e o vídeo/filme como uma acumulação de fotogramas. A proposta deste trabalho é inverter esta possibilidade e realizar um filme/narrativa de um único fotograma. Com Liisa Lounila, da Finlândia.Entrada Franca
Dias 5 e 6/10, das 10h às 13h - Tim Crouch - Do Reino Unido, vem o escritor, ator e professor Tim Crouch, fundador do Public Parts Theatre.

Exposição:
A Gravura Brasileira na Coleção Mônica e George Kornis - Gravuras - De 09/10 a 18/11 - De Ter a Dom Horário: 10h às 22h - na Caixa Cultural Rio de Janeiro, Avenida Almirante Barroso - 25 Centro Fone: 2544-4080. É grátis!!!
Com base no vasto acervo reunido pelo casal, Mônica e George Kornis, por mais de três décadas, a mostra traça uma visão da história da gravura brasileira do início do século XX até o presente.
O público poderá conferir cerca de 300 obras de mais de 200 artistas, entre os quais Carlos Oswald, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Lívio Abramo, Fayga Ostrower, Iberê Camargo, Anna Bella Geiger, entre outros.

Lusa - A Matriz Potuguesa - Acervo -De 12/10 a 10/02 - De Ter a Dom - Horário: a definir - no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), R. Primeiro de Março - 66 Centro Fone: 3808-2020. É grátis!!!
A exposição foi a escolhida para celebrar os 18 anos de atuação do Centro Cultural Banco do Brasil na capital carioca. Ao mesmo tempo que a mostra dá continuidade à série de investigações acerca das raízes do povo brasileiro (que começou em 2003 com Arte da África), inicia as comemorações dos 200 anos da chegada da família real portuguesa no Brasil.
LUSA enfoca as origens de Portugal, desde a Pré-História até 1500, abordando os povos antigos, o domínio romano, as presenças cristã, judaica e árabe, o período de formação de suas fronteiras chegando ao apogeu do país, com as grandes navegações. São cerca de 180 peças em mármore, cerâmica, ouro, ferro e azulejos, além de pinturas, esculturas, achados arqueológicos, mapas, instrumentos científicos e componentes multimídia sobre a formação da língua portuguesa, bem como a arquitetura e a paisagem de Portugal.

Via Crúcis - Escultura -De 10/10 a 18/11 - De Seg a Dom - Horário: seg a sex, das 12h às 18h; sab e dom, das 12h às 19h - no Museu de Arte Moderna (MAM), Av. Infante Dom Henrique - 85 Centro.
A mostra traz trabalhos do artista ítalo-argentino Lucio Fontana (1899-1968), a quem se atribui, a um só tempo, o pioneirismo de romper as barreiras entre escultura e pintura, como também de reconfigurar a arte moderna após a Segunda Guerra Mundial.
A série integra a coleção de Giuseppe Niccoli, sob a curadoria de Enrico Crispolti, principal estudioso da obra de Fontana, cuja morte, em 2008, completa quatro décadas. Ao todo são 12 esculturas em terracota que têm como fio condutor uma seleção de versos do poema La Passione, de Mario Luzi.

Essência do Ikebana - Arte Tradicional Japonesa de Arranjo Floral - Variados - De 04/10 a 14/10 - De Ter a Dom - da 10h às 22h - na Caixa Cultural Rio de Janeiro, Avenida Almirante Barroso - 25 Centro. É grátis!!!
A mostra, inédita na cidade, apresenta a delicadeza da arte milenar japonesa de fazer arranjos florais,chamada de ikebana. Serão apresentados cerca de 40 arranjos criados por professores de ikebana de várias escolas desta arte.
Em sua forma original, o Ikebana apresenta três linhas fundamentais, que formam a estrutura do arranjo e simbolizam o céu, a terra e o homem. A haste principal forma a linha central do arranjo, chamado de Shin, e representa o céu. A haste secundária Soe representa o homem, colocada de maneira a produzir o efeito de crescimento lateral, devendo ter cerca de dois terços da altura da haste principal. A terceira haste, Hikae, simboliza a Terra, sendo a mais curta, colocada à frente ou no lado oposto ao das raízes das duas outras.


SALVADOR:

Salvador Festival - Variados - De 11/10 a 14/10 - Horário: A definir -na Universidade Católica do Salvador Pituaçu - Salvador.
O Salvador Festival é uma proposta idealizada por um grupo de estudantes que se identificam com a produção cultural no Estado. O evento faz parte do Circuito Estudantil de Ciência, Cultura e Arte, ocorre paralelo ao CECCA, e, em sua primeira edição, traz estudantes de todo o País no acampamento da juventude, em meio a palestras, debates e oficinas, discutindo temas atuais e se divertindo nas quatro noites de festa. Música, artes plásticas, artes circenses, malabares, skate, surg, capoeira, vídeo, xadrez, cinema, fazem parte do evento.
O festival traz dois palcos, o Palco Principal, onde se apresentarão grandes nomes da música nacional e internacional e o Palco Alternativo, que compõe a Zona Livre de Multicultura, onde se apresentam bandas emergentes escolhidas através de quatro seletivas que ocorreram em locais estratégicos da capital baiana.As atrações musicais estão divididas em quatro ritmos, entre eles o rock, axé music, reggae e micareta. Entre os artistas mais esperados estão Margareth Menezes, Armandinho (foto), MV Bill e Osqvão.
Veja a Programação:
Dia 11/10, quinta-feira - Garotos Podres, MV Bill, Meteora, Facção Central
Dia 12/10, sexta-feira - Margareth Menezes, Luis Caldas,Joge Papapá & Sérgio Passos, Armandinho,Forrozão Cintura Fina
Dia 13/10, sábado - Israel Vibration, Mato Seco, Diamba, Osqvão, Moa Anbesa, Sine Calmon
Dia 14/10, domingo - Lambaguetto
Atrações a confimar.

Zé do Tonha - Variados - De 07/10 a 28/10 - Dom, às 18h - no Boomerangue, Rua da Paciência - 307 - Rio Vermelho.
A banda, após a gravação de seu DVD ao vivo na casa, volta e apresenta o melhor do forró pé-de-serra. O grupo surgiu em 2000 reunindo os músicos Super Tom (violão e voz), Haydson Oliveira (percussão), Gilson Conceição (triângulos e efeitos), Alexandre Vieira (contrabaixo) e Fagner Wesley (Sanfona).
No repertório existe uma fusão de ritmos de raiz, sem abrir mão de transportar clássicos da MPB e do pop rock nacional para o xote, baião, xaxado e galope.
Além das músicas autorias, eles cantam sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, sem esquecer grupos e músicos baianos, como Timbalada, Tenisson Del Rei e Jau Peri, Skank, Cidade Negra e Gilberto Gil.


Teatro Infantil:
Festival Quarentinha - Infanto-juvenil - De 11/10 a 14/10 - De Qui a Dom - Horário: Confira a programação Preço: Entrada Gratuita - Vão Livre e R$8,00 na Sala do Coro e Concha Acústica - no Teatro Castro Alves, Pça. Dois de Julho - s/n Campo Grande - Fone: 3339-8000, 3339-8002.
O festival, voltado para o público infanto-juvenil, integra as comemorações dos 40 anos do Teatro Castro Alves. São onze espetáculos e várias atividades de diversas linguagens cênicas de grupos locais que estão espalhados por vários espaços do complexo do TCA durante toda a programação.
Este ano, o festival funciona como módulo experimental para um Festival anual de Teatro Infantil e inclui espetáculos de teatro infantil e juvenil. O primeiro dia do festival traz a estréia da montagem O Fantasmão de Canterville, do grupo Os Bumburistas. Com direção de Andréa Elia e texto adaptado do conto de Oscar Wilder, a peça levanta, de forma lúdica, questões sobre o processo de globalização e da invasão cultural americana, além do respeito nas relações interculturais.
Veja a Programação:
Dia 11/10, quinta-feira 17h - O Fantasmão de Centerville - Sala do Coro 20h - O Fantasmão de Centerville - Sala do Coro
Dia 12/10, sexta-feira 10h - Nós Vamos Invadir Sua Praia - Concha Acústica 14h - Meu Quintal - Sala do Coro15h - Neojibá - Vão Livre 17h - Romeu e Julieta e Caetano - Sala do Coro 18h30 - Circo de um Homem Só - Vão Livre 20h - Romeu e Julieta e Caetano - Sala do Coro
Dia 13/10, sábado 10h - Comadre Florzinha... (foto) - Sala do Coro 14h - Comadre Florzinha... - Sala do Coro 15h - Companhia Mirim Picolino - Vão Livre 17h - As Sabichonas - Sala do Coro 18h30- Contação de História - Vão Livre 20h - As Sabichonas - Sala do Coro
Dia 14/10, domingo 10h - Passarinhando - Sala do Coro 14h - Ossos e Ofícios - Sala do Coro 15h - Contação de História - Vão Livre 17h - Ossos e Ofícios - Sala do Coro 18h30 - A Era Clown - Vão Livre20h - As Sabichonas - Sala do Coro.

Rerembelde - De 12/10 a 14/10, às 16h - no Teatro Vila Velha, Avenida Sete de Setembro - s/n Campo Grande.
O espetáculo conta a história de Lucas, um garoto sonhador, que tenta convencer seus pais a levá-lo ao Rerembelde. O lugar encantado é onde Aninha tem uma casa de doces igual à da história de Joãozinho e Maria. Junto com o amigo imaginário Tico e o papagaio Verdinho, o personagem Lucas faz de tudo para realizar essa viagem, envolvendo seus colegas e a vizinhança em situações engraçadas.A peça é um divertido passeio pelo mundo do faz-de-conta das crianças, que mostra a importância de dar vazão à criatividade.
Texto e Direção: Gordo Neto


Omi Olorum - Variedades - De 04/10 a 27/10 - Qui, Sex e Sab, às 19h - no Teatro de Arena do Sesc/Senac O espetáculo retrata a história dos negros africanos trazidos ao Brasil como escravos. Através de manisfestações culturais, a exemplo do Maculelê, orixás, dança das águas, capoeira e samba de roda, a história dos escravos é contada.
Elenco: Alundos dos cursos de Dança, Percussão e Canto do SESC.

Exposição:
Serra da Canastra - Fotografia - De 05/10 a 04/11 - De Seg a Dom - das 9h às 18h - no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal(CEF), R. Carlos Gomes - 57 - Centro. É grátis!!!
A exposição se trata de um trabalho documental de Adriano Gambarini na região das nascentes do Rio São Francisco. Com a curadoria de Lucrécia Couso, a mostra traz 33 fotografias coloridas, no formato 50 cm x 75 cm e mais sete panorâmicas, acompanhadas de textos e legendas. Com a pretensão de formar uma massa crítica sobre a preservação do meio-ambeinte, a exposição reflete a pesquisa de campo realizada em Minas Gerais para um livro homônimo.
O artista Adriano Gambarini é geólogo e trabalhar na documentação de expedições ambientais, históricas, culturais e em projetos de estudo dos ecossistemas.


Tomie Gráfica - Gravuras - De 19/09 a 21/10 - De Seg a Dom - das 9h às 18h - no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal(CEF) R. Carlos Gomes - 57 - Centro. É grátis!!!
A exposição, promovida pelo Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Agnaldo Farias, evidencia como a gravura é, e sempre foi, um campo inesgotável de experiências para Tomie Ohtake. A mostra reúne 75 trabalhos realizados entre 1968 e 2005, refletindo os avanços que a artista tem feito nas pesquisas de linguagem.
As gravuras de Tomie Ohtake têm reconhecimento internacional desde 1972, quando foi convidada a participar da sala Grafica D'Oggi na Bienal de Veneza, exposição que contou com a presença dos mais importantes artistas do mundo, como os americanos da pop art.

Uma Autobiografia Visual - Fotografia - De 09/10 a 28/10 - De Ter a Dom - das 9h às 18h - no Museu de Arte Moderna da Bahia, Av. Contorno - s/nº Solar do União. É grátis!!!
A exposição da artista Claudia Andujar traz registros fotográficos produzidos nas décadas de 70 e 80, quando acompanhou os índios Yanomani na região amazônicas brasileira e se aprofundou em intensa pesquisa forma, antecipando, de modo visionário, conceitos notados na fotografia a partir dos anos 90.
Natural de Neuchâtel, Suiça, a fotógrafa chegou ao Brasil em 1955, aos 24 anos e no início dos anos 70 iniciou seu projeto que resultou nessa exposição.
A mostra abre a oportunidade de perceber o sentido e o papel da produção no âmbito de um conjunto mais amplo, que procura dar conta não só de sua trajetória, com também das escolhas.


SÃO PAULO:

André Mehmari, Toninho Ferragutti e Reginaldo Frazatto Jr. - MPB - Dia 14/10, às 11h - no Museu da Casa Brasileira Av. Brigadeiro Faria Lima - 2705 - Jd. Paulistano. É grátis!!!
Os instrumentistas André Mehmari (foto), Toninho Ferragutti e Reginaldo Frazatto Jr fazem apresentação especial em homenagem ao Dia das Crianças, dentro do projeto Música no Museu.
O espetáculo é dividido em três blocos, com vinte minutos cada. No primeiro, o acordeonista Toninho Ferragutti interpreta clássicos do forró e baião, como Asa Branca e Lamento Sertanejo, além de temas populares como Cai Cai Balão, A Canoa Virou e Sapo-Cururu. Na seqüência, o violonista Reginaldo Frazatto Jr. apresenta músicas que fizeram sucesso no cinema, como Singing in the Rain, e What a Wonderful World. O pianista André Mehmari conduz o terceiro bloco com clássicos dos Beatles, como Penny Lane e Eleanor Rigby.
Os três músicos reúnem-se no palco para tocar uma música-surpresa no encerramento do espetáculo.

Banda Glória - MPB - De 13/10 a 27/10 - Sab - Horário: dias 13/10 e 27/10, às 13h30 - no Sesc Vila Mariana, R. Pelotas - 141 Vila Mariana. É grátis!!!
Idealizada por Frederico Mazzucchelli e formada em 96, a banda tem repertório voltado para sambas, chorinhos, xotes, foxes, marchinhas, baiões e maxixes e composições da música popular brasileira. Formado por Josiane Melo (voz), Milton Mori (cavaquinho), Simone Julian (flauta), Chico Valle (percussão), Fernando Butrico (percussão) e Luciano Barros (violão 7 cordas) o grupo interpreta autores consagrados como Cartola, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha e Paulinho da Viola.

Cordelistas - Música Regional - De 07/10 a 28/10 - Dom, Às 10h30 - no Sesc Santana, Av. Luiz Dumont Vilares - 579 Santana. É grátis!!!
Nas apresentações, que contam com improvisos que proporcionam humor e interação do público, uma dupla formada por poeta e músico regionalistas apresenta poemas, versos e causos populares do sertão do Brasil.
Programação:
Dia 07/10 - Marco Haurélio acompanhado pelo repente de Sebastião MarinhoDia 14/10 - Cacá Lopes acompanhado pelo violão de Costa SennaDia 21/10 - João Gomes de Sá acompanhado pelo violão de César do AcordeonDia 28/10 - Costa Senna acompanhado pelo violão de Cacá Lopes.

Teatro Infantil:
A Formiguinha e a Neve - De 14/10 a 24/11 - Sab e Dom, às 16h - no Teatro Brigadeiro, Av. Brigadeiro Luis Antônio - 884 Bela Vista.
Uma bela manhã um grupo de formigas está trabalhando como faziam todas as manhãs. Uma delas, cansada, resolveu parar um pouco e assim separou-se do grupo. Essa atitude mudaria para sempre não só o seu dia mudaria também a sua vida.
Um floco de neve cai em seu pé e ela está sozinha no meio da neve. A formiguinha começa então a pedir ajuda a todos que cruzam o seu caminho e aprende muito sobre hierarquia, amor, poder, vida e morte.
Adaptação e direção: Ricardo LiseMúsicas: Falcon MantovaniElenco: Falcon Mantovani, Nicolle Spinillo, Tamy Simas, Tito Martins.

As Travessuras do Barbeiro - De 12/10 a 02/12 - Sab e Dom, às 16h. A apresentação de estréia ocorre excepcionalmente na sexta-feira - no Teatro Copa Airlines, Avenida Rebouças - 3970 Shop. Eldorado.
Adaptado de O Barbeiro de Sevilha, do francês Caron de Beaumarchais. o espetáculo é uma ópera infantil que conta a história do barbeiro da cidade, Figaro. o barbeiro é procurado pelo Conde Almaviva, seu cliente, o qual solicita sua ajuda para conquistar a bela Rosina, jovem rica, atraente e espevitada, que é mantida trancafiada por seu tutor Bartolo, que não mede esforços para ficar com seu dote.
Direção cênica, roteiro adaptado e versão: Isabel Nogueira BatistaDireção musical e arranjos: Marconi AraújoRegência: Marcel BalieroElenco: Deborah Serrentiello, Saulo Vasconcelos, Tatiana Aguiar, Saulo Javan Leandro Lacava, Carlos Eduardo Bastos e Juliana Starling
Indicação: maiores de seis anos.

Disney Live! - Winnie the Pooh - De 10/10 a 21/10 - De Ter a Dom - Horário: dia 10/09, às 15h e às 20h; dia 11/09, às 20h; dias 12/09 e 20/09, às 11h, às 14h e às 17h; dias 13/09, 14/09 e 21/09, às 11h, às 15h e às 18h; dias 16/09, 17/09, 18/09 e 19/09, às 15h - no Credicard Hall, Av. das Nações Unidas - 17.955 Santo Amaro.
O espetáculo envolve os personagens do Bosque dos 100 Acres, que embarcam em viagem, enquanto preparam uma festa surpresa de aniversário para Winnie the Pooh. Para que ele esteja distraído e não se lembre de que faz anos, Leitão o acompanha em sua busca por um pote de mel.

Picadeiro de Histórias - De 12/10 a 28/10 - Sex, Sab e Dom, às 15h - no Sesc Vila Mariana, R. Pelotas - 141 Vila Mariana - Fone: 5080-3000. É grátis!!!
A Cia. Prosa dos Ventos apresenta a contação Picadeiro de Histórias, na qual os atores, equipados com uma grande mala, figurinos coloridos e instrumentos de percussão, cantam e narram cinco histórias.
Texto e Direção: Fábio TorresElenco: Elcio Rodrigues, Helena Morais e Gabriela Lois
Indicação: maiores de três anos
Programação:
12/10, sex - Voa, Vaninha
13/10, sab - A Mala de Malabares
14/10, dom - Respeitáveis Bichos
27/10, sab - Jujuba, o Homem Bala
28/10, dom - Tem Charanga Tocando a Noite Inteira.


Por Quê? - Dia 12/10, às 13h30 - no Sesc Vila Mariana, R. Pelotas - 141 Vila Mariana - Fone: 5080-3000. É grátis!!!
A banda Por Quê? apresenta espetáculo musical com composições de Rita Rameh que abordam o universo infantil, seu cotidiano, seus questionamentos e conclusões. O grupo é composto por Luiz Waack (violão e guitarra), Rita Rameh (violão), Clara Bastos (baixo) e Douglas Alonso (percussão).
Durante a apresentação, os cantores e atores Cris Aflalo, Maurício Pereira e Sergio Espíndola interagem com as crianças, propondo brincadeiras.

Eventos Livraria Cultura - É grátis!!!!!:
Dia 12 de outubro de 2007 (sexta-feira) às 15h e dia 13 de outubro de 2007 (sábado) às 16h - Celelê e Relalá.
A dupla Celelê e Relalá apresentará uma versão especial do espetáculo 'Cantando Estórias...' que, ao completar a incrível marca de doze anos em cartaz sem trocas de elenco, insere o Brasil no patamar das grandes produções internacionais de qualquer gênero, em qualquer época. Com cenário móvel, chuva de bolinhas de sabão e efeitos diversos de luz e som, o show acontece em ritmo de videoclipe, com sucessivas trocas de figurino, personagens e canções interpretadas ao vivo, envolvendo o público e convidando-o a interagir com as artistas no palco e nos corredores da platéia, em uma contagiante atmosfera de festa em que ninguém fica parado.* Para crianças de todas as idades.* Duração: 40 min.
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP - dia 12/10/2007
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP - dia 13/10/2007
Dia 12 de outubro de 2007 (sexta-feira) às 16h -Teatro
A companhia de teatro 'Macacos me mordam' estuda há tempos uma forma de estabelecer um contato mais direto e de melhor qualidade do público infantil com a literatura. Com esse objetivo, o grupo composto pelos atores Camila Cruz, Lucas Beda, Pedro Moritz Schwarcz e Renan Winnubst, todos formados pelo Teatro Escola Célia Helena, adaptou histórias de Ernani Ssó, autor de 'Macacos me mordam' e 'Amigos da onça', da Companhia das Letrinhas, para uma montagem teatral divertida e estimulante. Uma maneira lúdica de resgatar o mundo dos contadores de histórias. No repertório, ‘O macaco, a onça e o boi', 'O macaco, a onça e o peixe', 'O macaco, a onça e o porco' e 'O macaco, a onça e a morte', contos folclóricos que encantam adultos e crianças. * Para crianças de todas as idades.* Duração: 40 min.
Local: Livraria Cultura Market Place Shopping Center - Av. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo/SP.

Dia 12 de outubro de 2007 (sexta-feira) às 16h -Oficina de tinta de terra
O objetivo desta oficina é promover com os participantes o preparo de tinta de terra e a aplicação das cores em papel para que, a partir da técnica, possam utilizar a tinta em trabalhos artísticos.* Para crianças a partir de 5 anos.* Duração: 40 min.
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP.

Dia 13 de outubro de 2007 (sábado) às 15h -Contação de histórias
A Editora Global apresentará histórias dos seguintes livros:– Eu era dragão (Ana Maria Machado)Brincadeira de sombra (Ana Maria Machado)A autora, Ana Maria Machado, capta o poder da imaginação da criança e transforma o dia-a-dia em grandes aventuras.
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP.

Dia 13 de outubro de 2007 (sábado) às 16hOficina - Catapulta
Com base em diferentes técnicas e propostas dos livros da Editora Catapulta, as crianças irão desenhar um cartão criativo para presentear.* Para crianças a partir de 4 anos.* Duração: 30 min.
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP.

Dia 13 de outubro de 2007 (sábado) às 16h -Roda de leitura
A Paramount Home Entertainment promoverá uma visita da Dora, personagem da animação 'Dora a aventureira'. Em suas aventuras, a menina e seu inseparável amigo Botas, um macaquinho de botas vermelhas, divertem as crianças enquanto ensinam palavras da língua inglesa. Nessa visita, haverá uma roda de leitura,em parceria com a Editora Siciliano, que detém a coleção 'Dora a aventureira' com quatro livros publicados.
Local: Livraria Cultura Market Place Shopping Center - Av. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo/SP
.

Dia 14 de outubro de 2007 (domingo) às 15h -Contação de histórias
A Editora Global apresentará histórias dos seguintes livros:– Eu era dragão (Ana Maria Machado)
Brincadeira de sombra (Ana Maria Machado)A autora, Ana Maria Machado, capta o poder da imaginação da criança e transforma o dia-a-dia em grandes aventuras.
Local: Livraria Cultura Market Place Shopping Center - Av. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo/SP.

Dia 14 de outubro de 2007 (domingo) às 16h -Oficina de atividade
As crianças, acompanhadas da equipe da Editora Impala, participarão de uma gincana (dividida por faixa etária). As crianças irão interagir de acordo com a proposta do livro de educação e cidadania e receberão material para colorir com personagens do livro.* Para crianças de todas as idades.* Duração: 40 min.
Local: Livraria Cultura Market Place Shopping Center - Av. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo/SP

Dia 14 de outubro de 2007 (domingo) às 16h -Oficina de brinquedos de papel
Um arte-educador promoverá a confecção de alguns brinquedos de papel que emitem sons, voam e fazem a diversão das crianças.* Para crianças a partir de 5 anos.* Duração: 40 min.
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP

Dia 14 de outubro de 2007 (domingo) às 16h -Roda de leitura
A Paramount Home Entertainment promoverá uma visita da Dora, personagem da animação 'Dora a aventureira'. Em suas aventuras, a menina e seu inseparável amigo Botas, um macaquinho de botas vermelhas, divertem as crianças enquanto ensinam palavras da língua inglesa. Nessa visita, haverá uma roda de leitura,em parceria com a Editora Siciliano, que detém a coleção 'Dora a aventureira' com quatro livros publicados.
Local: Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - São Paulo/SP


Exposição:
Mestres do Anime - Audiovisual - De 10/10 a 21/10 - De Qua a Dom - Horário: veja programação - no Centro Cultural Banco do Brasil SP, R. Álvares Penteado - 112 Centro -Fone: 3113-3600. é grátis!!!
Na exposição são exibidas obras dos diretores mais consagrados da animação japonesa, como Osamu Tezuka (do clássico infanto-juvenil A Princesa e o Cavaleiro), Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, vencedor do Oscar de melhor longa metragem de animação, em 2003 ) e Satoshi Kon (Atriz Milenar). Paralelamente, ocorrem dois debates: um deles ministrado pela estudiosa Sonia Luyten, cujo tema É O Anime no Mundo e o segundo, pelo jornalista Marcelo Del Greco, em conjunto com o tradutor Arnaldo Oka, abordando a Tradução e Adaptação de Anime e Mangá.

fonte: http://www.terra.com.br/
http://canais.digi.com.br/agenda?cat=85
http://www.opovo.com.br/diversaoarte/
http://www.recife.pe.gov.br/agendacultural/






quinta-feira, 11 de outubro de 2007

2 Comments:

Thais G. said...

Oi Edna!
Só faltou aí na tua lista do fds, o maior evento de pop/rock do Nordeste que é o Ceará Music.

Bjs querida

Bom descanso!

Edna Federico said...

Pois é...você não imagina a dificuldade que é eu daqui, colher dicas culturais de outros lugares. Uns são fáceis, mas outros, tenho que ficar fuçando e muitas vezes passo batido por algum evento.
Por isso conto com amigos muito especiais, como você, sorriso...que sempre podem me dar uma mão e informar os leitores ávidos por eventos.
Beijo e obrigada

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger