Consciência



Domingo vi uma reportagem no Fantástico (para os que não são brasileiros e não conhecem, é um programa de reportagens da Rede Globo) que me deixou pensando por um bom tempo.
Confesso que não sou fã do programa, nunca fui, mas nesse domingo iria passar uma matéria sobre o leite adulterado que queríamos ver.
No fim, a reportagem que me chamou a atenção não foi do leite, mas sim sobre a falta de chuva na região Nordeste do nosso país, mais especificamente no sertão da Paraíba.

Claro que sei disso há tempos, sempre estudei na escola sobre a região seca e tal, mas ver é sempre muito chocante.
Aquela terra seca, as plantações todas perdidas, o gado morrendo...pessoas andando 4 km, duas vezes por dia pra ir buscar água num rio de água barrenta e usando essa mesma água para cozinhar.
Pessoas de idade, com rostos enrugados, marcados pelo sofrimento e olhando para o céu de uma forma resignada, esperando a chuva que não vem há 8 meses....
Crianças com olhares tristes, sem perspectivas, sem sonhos...
Sem água!
Essa mesma água que por aqui até esbanjamos, sem pensar no futuro, sem pensar no próximo.

Pensar que esbravejo quando raramente, por algum problema ou manutenção da Sabesp fico algumas horas sem água da rua, tendo que economizar a da caixa d´água.
Que pobre tola eu sou, que idiota!
Eles vivem há 8 meses sem água e eu reclamo por algumas horas, fiquei envergonhada...

Em alguns lugares as casas são abastecidas por caminhões pipas, mas lá no fundão mesmo, no sertão, quando não há chuva, eles tem que caminhar em busca de água...principalmente mulheres e crianças com baldes de água na cabeça, andando num calor imenso...
Famílias que usam a mesma tina com água para se banharem...
Em Fevereiro desse ano choveu por lá...todos ficaram contentes, correram para plantar...a chuva durou pouco e o calor secou toda a plantação....é de cortar o coração.
Mostraram várias obras que nossos governantes começam e não terminam...a maioria faltam só canos e energia para que a população de lá possa ter água e viver com dignidade.

Ontem quando fui escovar os dentes para dormir, abri a torneira, vi a água escorrendo e meu coração foi apertando...quanta injustiça há nesse mundo!
Como deveríamos nos conscientizar mais das coisas!
Como deveríamos preservar mais o que temos!
Hoje é uma parte da população que vive esse drama, num futuro não muito distante, seremos todos nós!
Podemos ter uma guerra pela água do planeta...e tem gente que ainda esbanja, não faz a sua parte.
Meu filho, que ainda é pequeno, já sabe que não pode esbanjar água, nem luz...poupar para ter, é esse o lema!

Sem querer fazer troça, sei que estou chovendo no molhado com esse tema, mas não posso ficar indiferente e me calar depois de ter visto uma reportagem como aquela.
O que será de nós?????







terça-feira, 6 de novembro de 2007

9 Comments:

Anônimo said...

Edna,


Esse teu post de hoje dá o que pensar!


Todos precisamos refletir sobre isso.


Abraços, flores, estrelas..

Thais G. said...

É verdade Edna...
Eu que moro no Ceará, que vive também essa mesma sina de seca, assim como TODOS os estados da região Nordeste, acompanho essa situação miserável um pouco mais de perto.

As pessoas muitas vezes tendo que apelar pra Deus, fazem procissão na tentativa de "Deus se apiedar" e fazer chover. É triste também que a grande maioria das pessoas ainda não tenham se concientizado, como vc já disse. Eu mesma que vivo em Fortaleza, vejo meus irmãos nordestinos vivendo em situação sub-humana, ainda assim esbanjo água.

Muito bacana a sua inicitiva de postar sobre esse assunto tão sério. O que é mais revoltante é que o governo estadual e federal tem plenas condições de abastecer essa região. Infelizmente temos que ver nosso dinheiro viajando na bagagem da corrupção, onde ele poderia estar sendo usado pra concluír as obras que iniciaram mas por falta de vergonha na cara não fizeram e nem vão fazer isso!

Abraços Edna!

Renato said...

Edna,

Não acho que esteja chovendo no molhado, pois a conscientização é algo que deve ser praticado constantemente.
Por outro lado, quem sabe se houvesse menos corrupção por parte de nossos políticos, este problema não teria sido amenizado há muito tempo...outra coisa para pensar.
bj

Pensamentos Ocultos said...

O Mundo está constantemente a surpreender-nos !

Anônimo said...

E ainda tem gente que lava as calçadas e se vc. fala alguma coisa esbraveja dizendo que está pagando pela agua!!!

Sabrina said...

Ai Edna... eu não vi essa reportagem, mas me lembro de ter visto outras... é uito desesperador...

Uma vez assisti uma reportagem sobre a falta de água na África. E vou te dizer que se já é triste o que se passa os nossos irmãos nordestinos, você ficaria ainda mais chocada com a situação dos africanos.

A partir desse dia, eu não fui mais a mesma. E toda vez que eu vejo alguém lavando a calçada com água corrente ou quando me vejo desperdiçando água por algum motivo, lembro dessas pessoas... a nossa fartura nos deixa cegos diante da realidade...

Pesquisas dizem que só teremos água potável por mais 50 anos!!!
Se não nos conscientizarmos agora, eu não sei como será daqui há alguns anos :/

. fina flor . said...

querida, eu vi essa reportagem e quase chorei.

fiquei pensando nas mães que são obrigadas a dar aquela água barrenta aos filhos..... fiquei pensando que a terra inteira vai passar por isso se mudanças drásticas não forem feitas em relação ao efeito estufa.

triste!

beijos e boa semana apesar de, flor

MM.

BABI SOLER said...

essa é a pergunta que não quer calar...
se não fizermos algo rápido o futuro será trágico.

beijo

Flávia said...

A gente tende a superestimar os nossos problemas e minimizar o dos outros, relegando-os ao esquecimento. Mas quando vemos essa realidade outra estampada crua diante dos nossos olhos, ainda que num programa de televisão, a consciência grita.

O negócio é esse mesmo, poupar para não faltar. Para ninguém.

Beijo!

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger