Dica Literária: AMANTES E RAINHAS - O PODER DAS MULHERES


Bom dia, galera.


Final de semanaa chegando, tempinho instável...boa pedida passar numa livraria e fuçar um pouco.
Aqui fica minha dica de hoje, o livro AMANTES E RAINHAS - O PODER DAS MULHERES, de Benedetta Craveri, editado pela CIA DAS LETRAS.
Recebi a sinopse por e-mail e fiquei com muita vontade de comprar, pois é um tema que me fascina.

Uns tempos atrás acompanhei a minisérie The Tudor, exibida por um canal de TV por assinatura. Pra quem não sabe, os Tudor foram os monarcas da Inglaterra de 1485 à 1603 (se não me engano, alguém me corrija se estiver errada, por favor). A minisérie falava sobre Henrique VIII, casado com Catalina de Aragón e que se apaixonou perdidamente por Ana Bolena, que mais tarde viria a se tornar rainha e posteriormente foi decapitada.
A série mostrava muito bem como as mulheres, sendo rainhas ou amantes, tinham o poder de manipular os homens, impondo sua vontade através do sexo. Não tinham direito a nada, nem de decidir sobre a própria vida ou a de seus filhos e por isso eram obrigadas a fazer valer sua vontade através do sexo ou de alianças com a Igreja, principalmente.

Bom isso foi só um aparte, vamos a sinopse do livro citado acima:

Para a França do Antigo Regime, dar poder político às mulheres seria, mais do que uma insensatez, ir contra as leis da Natureza. Como a elas não era concedido nem o direito de decidir sobre a própria vida, foram obrigadas a conquistá-lo.Mas o jogo na nobreza francesa era perigoso para as mulheres, que se viam obrigadas a agir nas sombras e usar de subterfúgios diversos. Rainhas ou amantes, elas só conseguiam chegar ao poder ou se manter nele distribuindo favores e realizando alianças, quase sempre clandestinas e que muitas vezes envolviam algum tipo de jogo duplo - ou seja, reproduzindo exatamente a maneirade agir dos homens da época. O ciclo retratado no livro compreende mais de dois séculos e duas dezenas de mulheres, de herdeiras das mais prestigiosas casas reais da Europa até uma prostituta que conseguiu tornar-se marquesa. É também o ciclo da construção da corte francesa em Versalhes, que assombrou o mundo por seu luxo e pelos complexos códigos de etiqueta, construídos vagarosamente ao longo da sucessão dos reinados. Mas é ainda um ciclorepleto de paixões arrebatadoras, estratégias maquiavélicas, envenenamentos vários e até punhaladas, eventos que assombraram o país.Contra o pano de fundo da construçãode uma dinastia e dos conflitos religiosos entre católicos e protestantes, muitas vezes coube às mulheres manter o precário equilíbrio interno e externo de uma nação.



sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

6 Comments:

PrincipeTito said...

Edna, bom final de semana...Abraços !!!

BABI SOLER said...

Parece interessante mesmo.
Bom final de semana

Sabrina said...

Adoroooo me perder nas livrarias... fico horas, garimpando, garimpando...
:)

Edna, obrigada pelo grande carinho... beijinhos em seu coração ;***

Aline Ribeiro said...

Queridona, melhor que ler sobre, eh passear nos castelos onde essas pessoas viveram, dilica qdo conseguimos nos transportar para a idade media... ai ai...

bjm

Sig Mundi said...

Boa dica como sempre!
É muito legal para poder fazer correlações com os dias de hoje!

bjs, andrea

Anônimo said...

Ahh, que diga gostsa! Eu tb gosto muitíssimo do tema!!
valeu, flor!
Garnde beijo.

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger