Reciclagem


O assunto de hoje, e sempre, é reciclagem!
Sei que vários blogs já falaram e falam sobre isso, mas nunca é demais...cada vez mais precisamos cuidar do nosso planeta.
Se cada um fizer um pouco, já ajuda muito!!!!!
Algumas semanas atrás participei de uma palestra sobre reciclagem. Aprendi várias coisas, como se deve separar o lixo (não sabia, por exemplo, que não podemos amassar os papéis, tipo fazendo uma bolinha, pois os separadores podem entender que há dentro alguma coisa cortante), o que pode e o que não pode ser reciclado e etc, etc, etc.
Eu já separava para reciclagem algumas coisas em casa: jornais, garrafas pet, latinhas de refrigerante e papelão...agora comecei a separar tudo o que posso.
Sim, dá trabalho, pois tem que lavar, deixar secar...as faxineiras ou ajudantes em casa não querem perder tempo com isso.
Mas, vou dar uma dica que recebemos na palestra: não comece a reciclar de uma só vez tudo, pois você pode desanimar. Comece por papéis, papelão, jornais, revistas...aos poucos a gente vai se acostumando e quando percebe, já virou rotina.
E é legal que todo mundo que está por perto vai pegando a mania: marido, filhos, pais, irmãos, vizinhos...
Meu filho já não joga um papel fora sem vir perguntar se dá pra reciclar e ele só tem 4 anos!
Uma vez por semana um caminhão da prefeitura aqui de SP passa para recolher o material. É sempre a noite e num dia diferente dos caminhões de coleta normal. Aqui na minha rua eles passam de sexta-feira a noite, mas você pode verificar se e quando passa pela sua rua aqui.
Se perto de sua casa ou na sua cidade não tiver coleta seletiva, o supermercado Pão de Açúcar recebe e também o Corpo de Bombeiros.
Vamos entrar nessa, galera!

imagem: http://www.vick.com.br/vick/imagens/produtos/coleta_seletiva/coleta1.jpg

terça-feira, 21 de outubro de 2008

8 Comments:

Mila Cardozo said...

Sabe o que mais me incomoda? Não ter mais postos de coleta de pilhas e baterias... Tenho em casa guardado pra não jogar no lixo comum e nada de aparecer um lugar onde descartar...
Beijos Mila

Jana said...

se cada um fizer a sua parte...

beijo

Marcelo said...

Eu acho fundamental isso de coleta seletiva, mas eu fiquei sabendo que em SP o lixo que deveria ser reciclado acaba indo para o mesmo lixão. Isso acontecia à algum tempo atrás por culpa da incompetência da empresa que fazia a coleta e da prefeitura, espero que isso tenha mudado.

Beijinhos

Margarete Bretone said...

Eu também já fiz post falando sobre isso, acho importantíssimo.
Desde que comecei a separar meu lixo, percebi que a quantide de material reciclável é enorme, muitas vezes maior do que o da coleta domiciliar, mas infelizmente muita gente ainda não o faz.
Bjs

(Chora não... hehehe)

Fabi said...

Oi Edna, muito bom seu post. Eu sou a favor da coleta seletiva sim e tb realizo na minha casa e no meu trabalho...
Não me custa nada, algo tão simples que deveria ser hábito de todos.

Jac C. said...

Vc é uma cidadã e tanto. Com estas reflexões com certeza colabora para despertar nossa reflexão, por vezes desfocada, para questões de interesse para nosso planeta.
Valeu pela dica.
Aqui em minha cidade não se pratica coleta seletiva, infelizmente.
Bjs

Aline Ribeiro said...

Cá em Portugal reciclar é coisa normal, em cada esquina há tambores para coleta seletiva.

Bjm

Pelos caminhos da vida. said...

Eu faço a minha parte.

Entrei aqui atraves do blog da Alice(minha amiga),tirei hoje pra fazer novas amizades,novas visitas e ler novos textos. Essa visita valeu!!

Boa noite.

beijooo.

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger