Momento Mãe: A salada vitoriosa!


Bom dia, povo do bem...

"Lá vem o Sol...djubi, djubi..." eita que o tempo tá melhorando.

Meu filho, como a maioria das crianças, não aprecia alguns alimentos...mais precisamente frutas, legumes e verduras.
Ele é do tipo que se nega veementemente a provar coisas novas, já vai logo dizendo: "não gosto."
E eu, como toda mãe cuidadosa, insisto, insisto, insisto, até fazê-lo provar um pouco.

Desde que desmamou e entrou na fase de sucos, frutas e papinhas, faço um cardápio bem variado e colorido, tentando chamar sua atenção.
Quando bebê era fácil, ele aceitava quase tudo (até mesmo fígado e beterraba), gostava de caquí, kiwi, abacaxi e etc.
Agora que está maior e aguçou o paladar, é muito seletivo.

Teve uma época que queria abolir de vez as frutas...com muito custo só aceitava a banana, suco de laranja e suco de melão...daí, pra ele ingerir outras frutas, eu fazia vitmaina. O ano passado, quando entrou na escola, começou a aceitar pêra, maçã e mamão...e fim, essas são as únicas frutas que consigo fazê-lo comer.
Com legumes a mesma coisa...abominava cenoura, mas de tanto eu insistir, hoje come reclamando um pouco. As outras coisas eu uso aquela velha técnica: disfarce, hehehehehe! Um dia é um sopão, no outro um arroz colorido, no outro panqueca colorida e por ai vai.
Espinafre aceitou provar no dia que falei que o Marinheiro Popey comia e era muito, muito forte...dai embalei e coloquei a mesma técnica com couve, brócolis e afins.
Agora...a salada...affffffff, essa foi uma canseira!
Ele olhava pra folha de alface e só faltava sair correndo, era um escândalo sem fim.
No primeiro dia que o fiz provar, foi chorando...parecia que estava dando veneno pro menino.
No segundo dia comeu sem chorar, mas reclamando...
Mais pra frente não chorava, nem reclamava, mas torcia o nariz...
Isso durou meses, não estou brincando não...foram meses e meses!

Até que ontem...
Arrumei a mesa para o jantar, coloquei seu prato de comida e como tinha feito espinafre, resolvi não colocar salada no seu prato.
- Filho, vem jantar.

Ele lavou as mãos, sentou, torceu um pouco o nariz para o espinafre, mas foi comendo.
Fui até a cozinha pegar mais um copo e quando voltei ele me falou todo feliz:

- Mamãe olha, peguei uma salada sozinho, com meu "gafo".

Olhei no prato dele e realmente, tinha uma folha de alface, que o pai já havia cortado e ele estava comendo.

- Que maravilha, filho, isso mesmo salada é ótimo!

- É...eu "adorro" salada!

Pai e mãe se olharam confusos, demos de ombros e jantamos felizes...
Como minha mãe sempre diz: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!"


quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

8 Comments:

Fabiola said...

A Paola ama legumes e verduras. Mas é pq comemos muito aqui em casa
esse mes a moda é radichio

Cin said...

Hehe que legal Edna, realmente é um sábio ditado!
Ainda bem que vc não desistiu.
Bjos pra vc e pro filhote!

Margarete said...

As mães e sua eterna luta...
Ah, eu adoro salada, já as minhas filhas...

Thais G. said...

Aieeee, fico imaginando a cena do teu filhinho recusando... e lembro da mãe fazendo a mesma coisa comigo!

bjs Edna!

leve&solto said...

Acredita que quando meus filhos eram pequenos e torciam o nariz cheguei a fazer sorvete de beterrada, molho de macarrão com fígado? rs
Pois é, hoje, depois de tanta luta, minha filha resolveu que não come mais carne (nem frango, nem peixe...nadica de nada)! É mole ou quer mais?!

Filhos: aprendizado constante e eterno.. Como dizia meu ex marido, eles não vêm com bula! Erros e acertos..rs

bjs

Mara

Aline said...

ai que deu vontade de sair correndo pra geladeira pegar um cenourinha e uma laranjinha pra fzr um sucoooooo! rs...

Bjm amada

Sig Mundi said...

Eu tenho um irmão mais novo, com grande de diferença de idade. Coitado, eu aprontava cada uma pra ele comer. Qual a criança que não passa por essa fase? Eu inventava que tinha posto pózinho colorido porque a sopa de batata estava muito pálida!(colocava tanto legume que nem sabia como cabia no liquidificador) hahahah. Ele comia tudo e minha mãe ficava feliz.
São as fases divertidas da vida!
bjs, andrea

fofs said...

fofs
com certeza esse ditado é real...eu odiava salada, e quando entrei na faculdade e fui morar sozinha, tinha um restaurante Natureba bem baratinho perto do apartamento que morava, e eu só comia salada ..hehehehe era tudo a base de legumes, frutas e hortaliças...e ate hj sou assim... praticamente uma planta que come planta...hehe
O nuno vendo minha tara por saladas, tambem come super bem... o dificil com ele é o genio forte dele!!! Tem dias que me acho uma Kruela Kruel!! aff bjs pra vcs

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger