Bom dia, galera.
Final de semanaa chegando, tempinho instável...boa pedida passar numa livraria e fuçar um pouco.
Aqui fica minha dica de hoje, o livro AMANTES E RAINHAS - O PODER DAS MULHERES, de Benedetta Craveri, editado pela CIA DAS LETRAS.
Recebi a sinopse por e-mail e fiquei com muita vontade de comprar, pois é um tema que me fascina.
Uns tempos atrás acompanhei a minisérie The Tudor, exibida por um canal de TV por assinatura. Pra quem não sabe, os Tudor foram os monarcas da Inglaterra de 1485 à 1603 (se não me engano, alguém me corrija se estiver errada, por favor). A minisérie falava sobre Henrique VIII, casado com Catalina de Aragón e que se apaixonou perdidamente por Ana Bolena, que mais tarde viria a se tornar rainha e posteriormente foi decapitada.
A série mostrava muito bem como as mulheres, sendo rainhas ou amantes, tinham o poder de manipular os homens, impondo sua vontade através do sexo. Não tinham direito a nada, nem de decidir sobre a própria vida ou a de seus filhos e por isso eram obrigadas a fazer valer sua vontade através do sexo ou de alianças com a Igreja, principalmente.
Bom isso foi só um aparte, vamos a sinopse do livro citado acima:
Para a França do Antigo Regime, dar poder político às mulheres seria, mais do que uma insensatez, ir contra as leis da Natureza. Como a elas não era concedido nem o direito de decidir sobre a própria vida, foram obrigadas a conquistá-lo.Mas o jogo na nobreza francesa era perigoso para as mulheres, que se viam obrigadas a agir nas sombras e usar de subterfúgios diversos. Rainhas ou amantes, elas só conseguiam chegar ao poder ou se manter nele distribuindo favores e realizando alianças, quase sempre clandestinas e que muitas vezes envolviam algum tipo de jogo duplo - ou seja, reproduzindo exatamente a maneirade agir dos homens da época. O ciclo retratado no livro compreende mais de dois séculos e duas dezenas de mulheres, de herdeiras das mais prestigiosas casas reais da Europa até uma prostituta que conseguiu tornar-se marquesa. É também o ciclo da construção da corte francesa em Versalhes, que assombrou o mundo por seu luxo e pelos complexos códigos de etiqueta, construídos vagarosamente ao longo da sucessão dos reinados. Mas é ainda um ciclorepleto de paixões arrebatadoras, estratégias maquiavélicas, envenenamentos vários e até punhaladas, eventos que assombraram o país.Contra o pano de fundo da construçãode uma dinastia e dos conflitos religiosos entre católicos e protestantes, muitas vezes coube às mulheres manter o precário equilíbrio interno e externo de uma nação.
6 Comments:
Edna, bom final de semana...Abraços !!!
Parece interessante mesmo.
Bom final de semana
Adoroooo me perder nas livrarias... fico horas, garimpando, garimpando...
:)
Edna, obrigada pelo grande carinho... beijinhos em seu coração ;***
Queridona, melhor que ler sobre, eh passear nos castelos onde essas pessoas viveram, dilica qdo conseguimos nos transportar para a idade media... ai ai...
bjm
Boa dica como sempre!
É muito legal para poder fazer correlações com os dias de hoje!
bjs, andrea
Ahh, que diga gostsa! Eu tb gosto muitíssimo do tema!!
valeu, flor!
Garnde beijo.
Post a Comment