Dica Vinho: Salton Talento 2004




Mais um sábado, mais uma dica de vinho e mais uma vez prestigiando um vinho brasileiro que já está entre os melhores: Salton Talento 2004.

Lançado durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, em maio, o Salton Talento 2004 já era destaque no exterior. Avaliado pela equipe da Jancis Robinson, mais prestigiada crítica de vinhos em âmbito mundial, o tinto da vinícola bento-gonçalvense foi o mais elogiado, conquistando nota 18, na exigente escala de 20. A mais alta entre os vinhos brasileiros provados.

Julia Harding, editora do Atlas Mundial do Vinho e assistente de Jancis, participou da degustação organizada por Arthur Azevedo, da OBS-SP, realizada em Londres (Inglaterra), no início do ano, e chamou atenção para a elegância, taninos finos e boa acidez da safra 2004 do Salton Talento.
As notas, divulgadas recentemente, estão no site www.jancisrobinson.com, que pode ser acessado pelos assinantes.

Veja o que diz o site Vinhos e Vinhos:


"Com produção limitada de 30 mil garrafas, o Salton Talento é um corte de 60% de Cabernet Sauvignon, 30% de Merlot e 10% de Tannat. A limpidez, a coloração roxo intensa e o bouquet de frutas roxas (cassis, cereja e framboesa), juntando-se aos aromas de bosques, cedro, menta, chocolate e tabaco, são as características que vêm chamando a atenção de quem degusta essa preciosidade. Sua passagem de um ano por barris de carvalho e o repouso por nove meses nas caves subterrâneas, deixaram evidentes seus aromas e harmonia."

Veja o que diz também o site Academia do Vinho:

Elaborado com uvas cabernet sauvignon, merlot e tannat selecionadas, é oriundo de uma safra excepcional, uma das melhores da história para os tintos
O tempo seco, a grande insolação e as noites frias proporcionaram uvas com alto grau de madurez, coloração intensa e grande concentração de aromas frutados, que podem ser percebidos com facilidade durante a degustação. Com uma coloração roxo intenso e límpida, o Salton Talento 2004 destaca características especiais do terroir, bouquê de frutos roxos e de bosque, notas de cedro, menta, café, chocolate e tabaco.

Na boca é elegante e concentrado, destacando os taninos suaves e volumosos, que permitem um final persistente e harmônico, resultado do amadurecimento durante 12 meses em barricas de carvalho francês novas (meio tostadas), além de outros 12 meses na garrafa.
As frutas usadas na elaboração desse vinho top de linha da Salton foram colhidas nos vinhedos de Santa Lúcia (Vale dos Vinhedos), Vale das Antas (Tuiuty) e Terra Rossa (São Valentim do Sul), formados por videiras originárias da França. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, queijos fortes, carnes de caça e massas com molhos vermelhos, o Salton Talento 2004 deve ser consumindo na temperatura entre 16ºC a 18ºC.
A expectativa da Salton para esse novo produto está embasada no sucesso de seu antecessor, o Salton Talento 2002.
“Tivemos um excelente retorno do mercado. O Salton Talento conquistou um público exigente dos vinhos tintos. Esperamos ampliar esse sucesso, já que esse produto só será lançado quando a safra for ideal para sua elaboração.Exemplo disso é que não temos o Salton Talento 2003”, enfatiza o diretor comercial da Salton, Daniel Salton.
No total, a vinícola colocará no mercado 88 mil garrafas, que poderão ser encontradas em casas especializadas, restaurantes finos e supermercados com setor especializado de vinhos.

Com certeza mais um vinho merecedor de muitos prêmios.
Salut!

fontes: http://www.salton.com.br/
http://www.vinhosevinhos.com/
http://www.academiadovinho.com.br/

sábado, 14 de julho de 2007

3 Comments:

Carmim said...

Que maravilha, dicas de vinho.
Confesso que sou fã de vinho tinto. Não sei se esse existe em Portugal, mas se algum dia o vir irei lembrar-me logo da dica. =)

Beijinhos,
bom fim de semana.

Pensamentos Ocultos said...

OK, tenho de confessar que não sou grande apreciadora de vinho =\

Que saborei quem aprecia ! :D

BJ«

Margarete Bretone said...

Poxa, com tantas dicas de vinho e eu não entendo nada - muito chato - estava sábado no mercado e decidi comprar uma garrafa, me perdi toda e acabei saindo com uma garrafa de refri mesmo. (Na próxima vou consultar seu blog primeiro!)

Ah, muito obrigada pelas visitas e comentários.

Super beijo.

 
Pensamento Nosso - Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu Templates Novo Blogger